TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Biomas Brasileiros

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 12
  1. BIOMA

Bioma pode ser definido como uma grande extensão de vida formada por um conjunto de ecossistemas com caráter homogêneo. Também pode ser definido como:

Ou ainda:


Unidade biótica imediatamente superior ao ecossistema, formada por todos os vegetais, animais e comunidades existentes em determinado espaço e caracterizada por tipos de vegetação semelhantes, porém em diferentes estágios de evolução, como, por exemplo, floresta decídua temperada, tundra, pastagem ou deserto. (MICHAELIS, 2018)

"conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria". (IBGE)

  1. BIOMAS BRASILEIROS

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal. Um bioma é definido por um tipo principal de vegetação (flora) e também de animais típicos (fauna).

  1. AMAZÔNIA

O bioma Amazônia conta com uma extensão de 4,196.943 km², o que corresponde a 49,29% do território brasileiro. Com isso, é considerado a maior reserva de biodiversidade da Terra e configura mais da metade das florestas tropicais no mundo. Além disso, possui a maior rede hidrográfica do mundo, fornecendo 20% do volume mundial de água doce.

Países como Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa detém fragmentos deste bioma. Entretanto, é no território brasileiro que se encontra a maior extensão da floresta, abrangendo Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A floresta amazônica possui um ciclo permanente e autossuficiente que garante o seu sustento, se mantendo com nutrientes próprios. Há um perfeito equilíbrio entre a biomassa da floresta, o regime de chuvas e os microrganismos encontrados no solo. Pode ser encontrada uma vasta variedade na fauna e na flora amazônicas. A floresta apresenta três estratos de vegetação: Igapó, Várzea e Terra Firme. As matas de Igapó se desenvolvem em uma área permanentemente alagada, ou seja, ao longo dos rios. Nelas, a vegetação é baixa, constituída por árvores de menor porte, como palmeiras e plantas aquáticas, ganhando destaque a vitória- régia. As matas de Várzea estão sujeitas a inundações periódicas, com a vegetação de médio porte raramente ultrapassando os 20 m de altura, exemplo do pau-mulato e da seringueira. Como situa-se entre a mata de Igapó e a mata de Terra Firme, possui características de ambas.


Já nas matas de Terra Firme, encontra-se uma vegetação de grande porte, como a castanheira- do-pará e o cedro. Estando em regiões mais altas, nunca inunda. Além disso, o entrelaçamento das copas das árvores dificulta a entrada de luminosidade, sendo o interior da floresta um ambiente úmido e sombrio.

A fauna amazônica é composta por grande variedade de primatas. Ademais, é lá que se encontram mamíferos aquáticos, como peixes-boi e botos, e mamíferos terrestres, como tamanduás e onças. Tartarugas, serpentes e jacarés são alguns répteis que habitam a região. Anfíbios, um vasto catálogo de peixes, insetos e aves também possuem seu território garantido, seja na água, na terra ou no ar.

O bioma Amazônia é composto por um rico relevo, pois dele fazem parte planícies, depressões e planaltos. O chamado clima equatorial úmido influi no grande volume de chuvas e nas elevadas temperaturas.

"Amazônia Legal" é um projeto instituído pelo governo a fim de promover e planejar o desenvolvimento econômico e social dos estados da região da Amazônia. A área correspondente ao projeto corresponde a 61% do território do Brasil e abarca dois outros biomas, 20% do Cerrado e parte do Pantanal mato-grossense.

Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) é a principal estratégia de conservação do Bioma Amazônia no Brasil. Lançado em 2002, protege 60 milhões de hectares, assegura recursos financeiros para a gestão destas mesmas áreas e promove o desenvolvimento sustentável na região. Além disso, objetiva assegurar a biodiversidade da floresta, através da criação de uma rede de Unidades de Conservação.

  1. CERRADO

O bioma Cerrado conta com uma extensão de 2.036.448 km², o que corresponde a cerca de 22% do território brasileiro. Conhecido como a savana brasileira, é nessa área que estão as nascentes das três maiores bacias hidrográficas do continente: Bacias Amazônica, do São Francisco e do Prata, o que favorece a sua biodiversidade.

Os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos porções no Amapá, Roraima e Amazonas são encobertos pelo Cerrado.

A fauna e flora do Cerrado são extremamente ricas por fazerem fronteira com outros biomas, Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia e Pantanal. O que se encontra é um verdadeiro mosaico de formações vegetais que vão desde árvores de grande porte, com densidade maior e composição distinta, passando por vegetação baixa e esparsa, até progressiva redução da


densidade arbórea. Mais de 4.000 espécies endêmicas de plantas são exclusivas dessa área. Duas das espécies mais conhecidas são o pequizeiro e o buriti. Ao longo dos rios, há fisionomias florestais conhecidas como matas de Galeria ou mata Ciliar. Estas funcionam como verdadeiros filtros da água que escoa pela superfície, pois provocam a sedimentação do material em suspensão. Uma vez retiradas, problemas ambientais como o assoreamento dos rios são desencadeados. Em pequenas depressões desenvolvem-se os chamados capões, formações arbóreas geralmente arredondadas em meio à vegetação mais rala ou rasteira.

A fauna do Cerrado é muito rica em seres vivos. Entretanto, inúmeras espécies de animais correm o risco de extinção, como tatu-canastra e o lobo-guará.

Pobre em nutrientes, entretanto rico em ferro e alumínio, o solo do cerrado é arenoso e baixa fertilidade natural. Embora seja permeável, sua superfície possui baixa capacidade de absorção de água. Em seu relevo são comuns duas formações: terrenos planos e chapadas. O chamado clima tropical sazonal caracteriza-se por temperaturas médias anuais entre 21ºC e 27ºC. Nessas regiões e no período de seca, a vegetação incendeia espontaneamente, porém algumas espécies vegetais somente se desenvolvem após essa queimada natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com