Os Conceitos-chave em Filosofia
Por: ICARO CUNHA • 2/5/2021 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 583 Visualizações
Texto: MACKENZIE, Iain. Política: conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: ArtMed, 2011. “Três dimensões do poder”, “O poder e a normalização”, pp. 75-
82.
O autor Iain Mackenzie traz em seu texto quatro autores importantes, que descrevem seu ponto de vista sobre o poder, Robert Dahl o primeiro autor a falar sobre o tema “poder”. Dahl dizia na década de 60, que o poder não se concentrava em apenas uma elite, mas estava presente em vários grupos de elites, chegando à definição de poder que Dahl criou, como o ato de um indivíduo, de forma direta, convencer o outro a fazer o que ele quiser.
Já um pouco mais tarde, em 1962 os autores Bacharach e Baratz traz uma complementação da concepção do poder, que Dahl já havia dito, já que os dois tinham em comum, o pensamento de quem temo poder é aquele que consegue facilmente manipular o indivíduo, ou seja o poder é exercido por indivíduos sobre indivíduos, porém em suas concepções o poder exercido era de forma indireta, ou seja um poder implícito, que é obtido através da manipulação.
Enquanto para Steven Lukes, em suas obras, traz realmente uma nova percepção sobre poder, e para ele o poder também é coercitivo, mas não de um indivíduo sobre o outro, mas sim de uma política de um povo sobre outro, através de tecnologias, empregos, qualidade de vida, de forma de convencer o indivíduo a fazer ou aceitar algo, sem perceber que está sendo manipulado e convencido, o autor vem com um modelo ideológico, ou seja exerce o poder sobre uma grande quantidade de pessoas, que impõem seus hábitos e desejos convencendo a todos que está fazendo o correto.
Mackenzie traz um novo conceito de poder, essa percepção foi baseada na obra de Foucault, onde diz que o poder não pode ser percebido de forma convencional, pois Foucault analisava o poder conforme todas as maneiras de relações sociais, a fim de formar as estruturas que proporcionam o senso de identidade, Foucault afirmava que as estruturas levam a formação da nossa identidade. Podemos dizer que Foucault trouxe uma forma de poder totalmente distinta das formadas na época, saindo daquele padrão que estava vigorando.
Segundo Foucault, o Estado não é um ator político que exerce o poder sobre aqueles que não o têm, o Estado oprime algumas pessoas para o interesse de outras.
...