Os Refugiados - Venezuela
Por: Agneau • 18/12/2017 • Dissertação • 317 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
A Venezuela vem passando por fortes impactos devido à forma de governo vivenciada pelo país, na qual gerou falta de alimentos básicos para a vida, assim como medicação restrita ou quase inexistente, limitação na expressão de opinião contrária a ideologia do governo do atual presidente.
Com isso, muitos venezuelanos começaram a procura por uma realidade melhor, saíram de suas casas e vieram para o Brasil, passando primeiramente por Roraima, tendo em vista a proximidade fronteiriça. Aqui tiveram que procurar um local para dormir e formas de manter sua alimentação, muitos pediram esmolas ou trabalharam de forma autônoma, outros procuraram por empregos, pois muitos possuem formação superior, ou são especializados em algo, porém, devido à crise que o Brasil enfrenta há alguns anos, encontrar emprego não é tão fácil, ainda mais quando se trata de estrangeiros, onde vemos ainda certo receio ou até mesmo preconceito por parte dos brasileiros para com os venezuelanos.
É possível encontrar notícias relatando assaltos ou algum outro crime praticados por venezuelanos, e pela dificuldade de aceitar estrangeiros, muitos roraimenses começaram a generalizar e a propagar ideias xenofóbicas, o que, na legislação brasileira, é considerado crime.
As consequências para Roraima são inúmeras, mas nem todas elas negativas. Temos uma população maior, e encontramos mais venezuelanos utilizando hospitais públicos, escolas, e outros órgãos e locais de uso comum do povo, pois é o que se espera quando a população local aumenta. Porém, é necessário que se olhe pelo lado humanitário, que se pense que essas pessoas só saíram de seus lares, pois estavam vivendo uma realidade aterrorizadora. Sentir fome, ter sua liberdade restringida e ver seus familiares passando pelas mesmas coisas dói menos do que enfrentar um longo percurso para um país desconhecido, uma realidade incógnita, e os olhares desconfiados.
Muitos estrangeiros podem ser aproveitados pelo mercado de trabalho, pois possuem capacidade laboral, força de vontade e estudos técnicos, o que de fato lhes falta é a oportunidade.
...