PERÍODO ENGENHARIA CIVIL
Resenha: PERÍODO ENGENHARIA CIVIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisanalivia • 20/9/2013 • Resenha • 289 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
FACULDADES DOCTUM
CURSO: 1º PERÍODO ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
PROFESSORA: DEBORA
RESUMO DA RESOLUÇÃO Nº 1.002 DE 26 DE NOVEMBRO DE 2002
No modelo atual em que vide a nossa sociedade, o órgão que regulamenta a engenharia civil o Cofea/Crea, implementou mudanças no código de ética tentando torná-lo mais abrangente tanto para os profissionais quanto para a sociedade como um todo.
Essa alteração se deve a novos acontecimentos e a mudanças de paradigmas sociais e econômicos, foi assim alterado para assegurar que a classe tenha condição digna de trabalho e que a sociedade tenha um serviço prestado com qualidade por parte do profissional. Um dos pontos importantes que tangem a resolução do código é que ele abrange qualquer nível de formação de quem atua na área e deixa claro quanto à conduta ética do profissional que deve ser pautado na ética devendo zelar pela honestidade, segurança tanto de si quanto a de terceiros, bom relacionamento tanto com seus pares quanto seus subordinados.
Deixa claro quanto o que é vedado, ou seja, sendo proibido de ser feito tal como: usar do privilégio profissional de forma abusiva e de fins discriminatório para obter vantagens pessoais, orientar de má-fé qualquer prescrição técnica que possa resultar em danos para pessoas e seus bens patrimoniais, aceitar cargo, emprego ou qualquer vinculo empregatício no qual não tenha qualificação. O código é enfático e diz que o profissional vinculado ao conselho tem direitos ao livre reconhecimento legal, liberdade de escolha na sua especialização, propriedade intelectual sobre sua criação e liberdade de associar-se a corporações profissionais.
Então o a alteração proposta na resolução visa tornar os profissionais mais comprometidos com as pessoas delimitando ainda mais suas atribuições, direitos e sua conduta perante a sociedade que independente de qualquer lei deve ser ilibada.
...