PRIMEIRO DESAFIO DE SOLUÇÕES JURÍDICAS DA UNIPAC
Por: ERCILENE DE TEIXEIRA • 29/9/2020 • Trabalho acadêmico • 1.401 Palavras (6 Páginas) • 131 Visualizações
PRIMEIRO DESAFIO DE SOLUÇÕES JURÍDICAS DA UNIPAC
1- CREDENCIAIS DO PALESTRANTE
Priscilla Brandão de Almeida, empreendedora jurídica, graduada em direito pela PUC-MG, Especialista em carreiras pelo Instituto Maurício Sampaio, Fundadora do Na Trilha do Direito, Co-autora do livro Inteligência Artificial e Processo, Experiência em Processos Criativos, Certificada pela Universidade de Stanford-CA em startup Foudation, Vencedora do Global Legal Hackthon 2020 – Belo Horizonte.
2- RESUMO
O primeiro desafio de soluções jurídicas foi um projeto desenvolvido entre os dias 02 de junho a 26 de junho sempre às 19h em divididos em três aulas: 02, 08, 16 de junho, como instruções e orientações aos alunos em geral, e principalmente aos participantes do desafio que deverão, na data de 10 de julho apresentar soluções jurídicas inovadoras. As aulas serão ministradas pela citada palestrante Priscila Brandão e como mediador o professor Bruno Lewer.
1ª aula:
Design
Conceito: É uma atividade criativa cuja finalidade é estabelecer as qualidades multifacetadas de objetos, processos, serviços e sistemas, compreendendo todo seu ciclo de vida. Portanto, design é o fator central da humanização inovadora das tecnologias e o fator crucial que liga economia e cultura. A palestrante trouxe como exemplo o caso do design industrial da Ge Healthcare, Doug Dietz que trabalha em criando design para máquina de ressonância e ao perceber, um dia em uma visita ao hospital, viu o desespero de uma criança antes de entrar na máquina, sendo assim ele recorreu a Universidade de Stanford para fazer um curso de design thinking buscando transformar sua máquina em muito mais do que uma máquina tecnologicamente avançada em termos de precisão e diagnóstico e deixar de se tornar uma experiência de pânico em uma experiência mais agradável. Assim ele através do foco no usuário transformou em verdadeiros cenários de aventuras para as crianças com um design gráfico totalmente diferenciado
O design thinking é uma bordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa em uma perspectiva de empatia com seus usuários do início ao fim da jornada. O processo consiste em tentar mapeara e mesclar a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos indivíduos no intuito de obter uma visão mais completa na solução de problemas e, dessa forma, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para transpô-las.
Entrando diretamente ao primeiro desafio e como vai funcionar, serão formadas equipes de 6 alunos do 7º período, acompanhada por mentores com aulas previamente agendadas ao final as equipes serão avaliadas por meio de pitch com premiação para as três melhores soluções jurídicas.
Passos para abordagem do design thinking para criação de melhores soluções:
1) Empatia e definição do problema: para colocar em prática a empatia é necessário saber quais são os desafios do direito a persperctiva do direito deixa de ser preocupada somente com os próprios profissionais do direito.
2) Ferramentas após a definição do problema: Definindo o problema deve-se verificar sua relevância, explorar o prolema como um tudo buscando outra perspectiva de futuro, histórias projeções, verificando o histórico, o que já aconteceu, olhar atentamente os significados. Depois de definido o problema fazer entrevistas com as pessoas, observar o que as pessoas fazer e fazer o que as pessoas fazem para entender as verdadeiras necessidades deles. Utilizando a ferramenta do formulário google para fazer a validação da relevância com as pessoas, nessa fase da empatia, alcançando uma interação com as pessoas utilizando criando perguntas para conectar com os usuários.
Missão da aula: definir o problema a ser resolvido, trabalhar o que significa esse problema e trazer o olhar empático utilizando a ferramenta do google.
2ª aula
Ideação
Nesta aula foi tratado o momento de ideação, em que as ideias devem ser apresentadas sem que sejam feitos julgamentos. Agora é a hora de criar ideias a partir do problema definido, pensar em uma solução. Esse momento que exige a criatividade uma ferramenta para resolver os problemas utilizando-se dessa habilidade humana que todos tem, porém precisa ser exercitada. A criatividade não é necessariamente criar algo extremamente novo, a criação pode ser a combinação de coisas que já existem surgindo uma nova coisa.
O processo criativo envolve um repertório de conhecimento, e para tanto a palestrante sugeriu o método Brainstorming que é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico consiste em uma reunião também chamada de tempestade de ideias, na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas. Sendo importante algumas regras como, uma conversa por vez, buscar criar o máximo de ideias possíveis, construir sobre a ideia dos outros, encorajar as ideias doidas, ser visual, fazer desenhos, use cores, post it, imagens e outros que facilitem a visualização e organização das ideias, manter o foco, não criticar nem julgar deixando os integrantes do grupo expor suas ideias. Foi dugerido também que os grupos trabalhem com post it e tempo (marcar horário e tempo para conversas entre o grupo, exposição das ideias já que
...