TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palavras Gregas e Suas Explicações

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                                                             

1. Apresentar uma análise "etimólogica" do termo "mito". Entre as Diversas caracterizações do "mito", é possível assinalar aspectos coincidentes com a filosofia ?

A  palavra  mito  também  tem  uma  origem  grega,  ela  vem  de  mythos. Há  dois verbos para mythos: mytheo,que   tem   a   ver   com   a   conversação e   a designação, e mytheyo, que tem a ver com a narração,  com  o  contar  algo  para  outro. O mito é um relato que oferece uma explicação definitiva, o mito não precisa de justificativa. Ao contrário, é o mito que justifica uma sociedade, uma cultura, um costume.A filosofia é uma narrativa que não oferece uma explicação definitiva, já que a discussão é própria da filosofia. Existem sistemas filosóficos  que pretendiam oferecer uma explicação definitiva da realidade.

2. Mencionar os diversos "períodos" da história da Filosofia Grega dentro do "período pré - socrático" encontramos os termos ou conceitos: "Lógos","Phýsis" e "Devir". Justificar cada termo ( e destacar exemplos ).

O termo Lógos que vem do grego e é um dos mais importantes e pode ser traduzido como pensamento, razão, palavra, fala, conceito, discurso e conhecimento. Por exemplo, podemos dizer que se o mundo é racional é que o no mundo existe um lógos.

Para os primeiros Filósofos Phýsis significa o conjunto de todas as coisas naturais que existem, palavra originada do verbo que significa "fazer surgir", "produzir". A palavra também significa origem. Como os gregos da época consideravam que tudo o que existe é natural, a physis significa o conjunto de todas as coisas. Afirma que todos os seres, além de serem gerados e de serem mortais, são seres em contínua transformação, mudando de qualidade por exemplo: O novo envelhece, o quente esfria, o úmido seca, o dia se torna noite.

O movimento das coisas e do mundo chama - se Devir que segue leis rigorosas que o pensamento conhece. Essas leis são as que mostram que toda mudança é a passagem de um estado ao seu contrário, por exemplo: Dia - Noite, Claro - Escuro, Quente - Frio. O Devir obedece as leis determinadas pela Physis.

3. Levando em consideração o nosso contexto cultural pós - moderno onde localizamos aspectos ou noções que guardem relação com o tempo grego "Devir"?

A pós-modernidade se instaura como uma nova forma de posicionamento no mundo, uma nova forma de observar, de pensar e experimentar o mundo sem pressupostos totalizantes do bem e do mal, do certo e do errado, produtivo ou improdutivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com