Patologias da Construção Civil
Por: LeonardoGurgel • 20/11/2023 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 72 Visualizações
Essa atividade servirá como base para que você desenvolva e escreva seu projeto de pesquisa. Vamos lá:
ETAPA 1 – OBSERVAÇÃO
Pense em um problema relacionado à sua área de atuação (ou que você pretende atuar) na Engenharia Civil.
- Patologias da Construção Civil
ETAPA 2 – FORMULAÇÂO DA PERGUNTA
Definido um tema, eu quero que você pense em algo específico sobre esse problema.
- Patologias da Construção Civil: como evitar a manifestação patológica em obras?
ETAPA 3 – VENDA SUA IDEIA
- A construção civil avançou muito nas últimas décadas, trazendo desenvolvimento e transformação para cidades, estados e até mesmo para todo o país. Tamanho foi esse crescimento que, segundo dados do PIB brasileiro, a construção civil é responsável por percentuais entre 5 e 6% do PIB (produto interno bruto) do país. Entretanto, todo esse crescimento é ameaçado por um grave problema, que pode ser evitado, chamado de patologia das construções.
Por definição, as patologias da construção civil são falhas na execução, ocasionando as patologias. O termo remete até à um conceito mais voltado para a área da medicina, onde patologia significa “qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença”. Pois bem, essas doenças na construção civil podem acontecer em diversos casos, como por exemplo, uso de materiais de baixa qualidade ou até mesmo a falta de planejamento adequado nos canteiros de obras, levando as edificações a adquirirem algum tipo de patologia. Elas causam fissuras, rachaduras, comprometem as estruturas de concreto, dentre outros.
Por isso, faz-se necessário usar todos os métodos disponíveis dentro da engenharia civil, que muitas das vezes são simples de implementar, para evitar as patologias e, consequentemente, prejuízos e transtornos nas construções.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: capacidade de síntese, raciocínio lógico, domínio de conteúdo, argumentação, norma culta e escrita formal (língua portuguesa), qualidade e rigor da exposição das ideias (coerência e coesão textual).
Tipo de atividade: contabilização de presença, se realizada com mais de 60% de aproveitamento.
Início do prazo: Sexta-feira, 18/08/2023, 08h00
Término do prazo: Terça-feira, 22/08/2023, 08h00
Não haverá feedback automático, pois dependerá da correção das atividades, a ser feita em até 15 dias após a finalização do prazo.
...