Perícia Psicológica cap 4
Por: Augustorutter • 22/9/2019 • Resenha • 324 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Capitulo 4
A pericia psicologica
A utilização de instrumentos para diagnósticos iniciou-se no século xx, Influenciada pelas concepções psicanalistas.
devendo ficar claro que cada fim, devera ser aplicada uma metodologia
Cunha ressalta que o psicodiagnostico engloba 3 especificidades: classificação simples, descritiva e nosológica.
O psicodiagnóstico se destina a: a) diagnostico Diferencial: estabelece paralelo na identificação de sintomas para diferenciar patologias. b) Avaliação compreensiva: investiga funcionamento psicológico para intervenção terapêutica. c) Preventiva: para avaliar fatores de risco para enfrentamento de situações nova. d) Prognostico: avalia condições evolutivas do caso. e) Pericial: para caracterizar insanidade entre outros fatores que apresentam elevada correção de condutas delituosas.
A pericia em saude mental
No direito a pericia é um meio de prova, é definida como um exame realizado por especialista a serviço da justiça, com finalidade em levar conhecimento técnico ao juiz produzindo provas para auxilia-lo
1) entrevista diagnostica para avaliação da afetividade 2)Entrevistas estruturadas para avaliação psicossensorial. 3) instrumentos para avaliação cognitiva de personalidade. 4) inventario para investigação da afetividade. 5) Avaliação neuropsicologica visa a detecção disfunções comportamentais
Entre algumas viáveis do processo de pericia se destacam: - Simulação: o comportamento voltado a mostrar o que não é. — hipersimulação: nesse caso o portador exagera nos sintomas — dissimulação: a pessoa não quer aparentar ter o que tem. — hiperdissimulacao: exagera ser normal.
Psicologo perito
Perito é o auxiliar da Justiça que possui conhecimento cientifico
o perito pode recusar o encargo
Responsabilidade: Lealdade; respeito e sigilo;
Penalidedes; Indenização pelo prejuízos; reclusão; detenção; suspensão do exercício da profissão.
Etapas da pericia, Como realizar uma pericia; 1) estudo das partes do processo. 2) entrevista psicológica. 3) Avaliação das funções cognitivas. 4) avaliação de personalidade. 5) analise dos dados apurados.
Areas de aplicação da pericia: Vara Criminal, Civel e Trabalhista.
O psicólogo tecnico é o profissional contratado para manter a imparcialidade do perito.
Etapas do trabalho do psicologo como assistente técnico 1) entrevista com a parte contratante. 2)Elaboração de quesitos. 3) Apresentação ao perito. 4) pericia. 5) reunião técnica. 6) Elaboração do relatório técnico.
...