Peça Repetição de Indébito
Por: jaquejager • 19/3/2019 • Exam • 626 Palavras (3 Páginas) • 105 Visualizações
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara da Fazenda Publica da Comarca do Estado F
Pular 5 x
Xisto, portadora do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) sob o nº , endereço eletrônico, com sede na , nº , Bairro, Cidade- Estado, CEP nº , por intermédio de seu representante legal Sr (a) , brasileiro, estado civil, profissão, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas nº , portador da Cédula de Identidade (RG) nº , endereço eletrônico, por seu Advogado que esta subscreve (Instrumento de Procuração Incluso), vem respeitosamente, perante Vossa Excelência propor.
Pular 1 x
Ação de Consignação em Pagamento
Pular 1 x
em face do MUNÍCIPIO Y, na figura de seu representante legal, com endereço na nº , Bairro, Cidade /Estado, Cep nº ), com fundamento no artigo 164, inciso I, do Código Tributário Nacional e no artigo 539 e seguintes do Código de Processo Civil, de acordo com as razões de fato e de Direito a seguir expostas:
Pular 1 x
I – Dos Fatos: (mínimo 3 parágrafos)
Pular 1 x
O autor recebeu uma cobrança simultânea, por meio de uma mesma guia de documento fiscal, sendo eles: IPTU e Taxa de Conservação das Vias e Logradouros Publicos (TCVLP). No que se refere a TCVLP, o autor não concorda com sua cobrança, e por meio de seu advogado, ajuizou uma ação de inconstitucionalidade, havendo pedido de liminar para afastar a obrigatoriedade do recolhimento, mas que ainda não foi apreciado.
Ocorre que no que se refere à cobrança do IPTU o autor pretende realizar o pagamento, mas por se tratar de uma guia única o banco rejeitou o pagamento parcial relativo somente ao IPTU.
Diante do exposto, considerando que o IPTU ainda esta no vencimento e o autor não obteve êxito na resolução do problema na esfera administrativa, o autor pretende recorrer ao Judiciario para que solucione este conflito.
Pular 1 x
II – Do Fundamento Jurídico: (mínimo 4 parágrafos)
O autor pretende propor a ação em consignação em pagamento conforme prevê o Art 164, inciso I do CTN, tendo em vista que seu direito é líquido e certo pela recusa de recebimento do pagamento do IPTU.
Em face ao exposto, o autor não concorda realizar o pagamento da taxa junto com o IPT, sendo esta cobrança totalmente inconstitucional e apenas aguarda resposta do seu pedido de liminar ainda não apreciado.
Vale destacar, que existe diferença quando tratamos do fato gerador do IPTU e da taxa, sendo totalmente impossível vincular o pagamento de um no pagamento do outro. Sem contar em suas distintas destinações sendo o IPTU incidente sobre o patrimônio renda e consumo e a referida taxa esta relacionado a um serviço publico especifico tanto ao contribuinte quanto ao serviço público, não havendo nexo algum em serem vinculados.
Sendo assim, diante da ilegalidade/inconstitucionalidade demonstrada não restou outra alternativa a Autora a não ser a propositura da presente consignatória, motivo pelo qual deve o pedido ser julgado procedente para considerar efetuado o pagamento e extinguir o crédito tributário.
Pular 1 x
III – Do Pedido:
Diante do exposto, requer da Vossa Excelência:
a) a autorização para efetuar o deposito judicial da quantia a ser consignada, evitando-se a mora e suspendendo-se a exigibilidade do crédito tributário, em consonância com o artigo 151, inciso II, do CTN
...