Planejamento
Por: diegomoore • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.978 Palavras (8 Páginas) • 255 Visualizações
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA – TURMA 2°SEM NOITE
ATPS REFERENTE A ETAPA 1 E 2 EDUCADOR LUIZ BARBEZANI, MATÉRIA – PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.
SANTO ANDRÉ
2015
Aula tema – Planejamento e controle de produção
Etapa 01
Nos passos 1, 2 e 3, foi pedido para lermos e reunirmos dados, para elaboração do passo 4, feito isso seguimos conforme orientação da atividade.
Passo 4
Neste passo foi proposto ao grupo elaborar um relatório, com base no resultado das análises encontradas nos passos 1, 2, e 3. O grupo se reuniu e realizou o seguinte relatório:
Conceito de PCP
PCP
Planejamento e controle de produção planejam e controlam a produção de bens e mercadorias, cuidando das matérias primas necessárias, da quantidade de mão de obra, das maquinas, dos equipamentos e do estoque de produtos acabados disponíveis no tempo e no espaço, para a área de vendas efetuarem as entregas ao cliente.
O PCP foi criado para auxiliar as empresas a atingirem seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, com o planejamento antecipado para o controle de forma adequada a sua produção com eficiência e eficácia. O PCP planeja a produção e as operações das empresas, bem como as controla adequadamente, para tirar o melhor proveito possível atuando sobre os meios de produção sempre buscando a melhoria contínua.
Planejamento
Função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor forma possível focalizando o futuro.
Altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, consequentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente.
Em resumo, o Planejamento e Controle da produção leva a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.
“O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras, ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”. (MOREIRA, 1999, p. 7)
Controle
É a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor forma possível.
O Planejamento se constitui na primeira etapa do processo administrativo e o controle na ultima etapa através da coleta e análise dos dados. Hoje facilmente automatizada por coletores de dados nos pontos de controle, esta função do PCP busca garantir que o programa de produção emitido seja executado a contento. Quanto mais rapidamente os problemas forem identificados, mais efetivas serão as medidas corretivas visando ao cumprimento do programa de produção. Além das informações de produção úteis ao próprio PCP no desempenho de suas funções, o Acompanhamento e Controle da Produção normalmente estão encarregados de coletar dados (índices de defeitos, horas/máquinas e horas/homens consumidas, consumo de materiais, índices de quebras de máquinas etc.) para apoiar outros setores do sistema produtivo.
Eficiência
Ocorre quando se utiliza adequadamente os recursos empresariais. A eficiência está ligada aos meios, métodos, normas, procedimentos e programas.
Eficácia
Consiste no alcance dos objetivos propostos pela empresa. A eficácia se relaciona aos fins, objetivos a serem alcançados.
Eficiência de maquina ( machine efficiency ) na linguagem de PCP é medida pela equação:
E = X
X = uso real da maquina
C = capacidade da maquina
A eficiência é apenas uma parte do sucesso das empresas devemos ter sempre em mente que o ideal é sempre termos eficiência e eficácia para balizar o trabalho do PCP.
As quatro principais etapas do PCP são planejamento, organização, direção e controle, que visa o planejamento da produção e o controle de seu desempenho.
De um lado o PCP estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir, e de outro lado monitora e controla o desempenho da produção em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros ( JOBS ) que possam surgir atuando antes, durante e depois controlando o funcionamento do processo produtivo, programando materiais, maquinas pessoas e equipe.
O PCP mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa para se utilizar racionalmente os recursos empresariais materiais, humanos, financeiros, etc.
As principais inter - relações do PCP na empresa são:
Com a área de engenharia industrial: programa o funcionamento de maquinas e equipamentos e baseia – se em boletins de operações ( B.O. ) fornecido pela engenharia.
Com a área de suprimentos e compras: programa materiais e matérias - primas que devem ser obtidos no mercado fornecedor pelo órgão de compras e estocados pelo órgão de suprimentos.
Com a área financeira: baseia – se nos cálculos financeiros fornecidos pela área financeira para estabelecer os níveis de estoques de matérias – primas e de produtos acabados, alem dos lotes econômicos de produção.
Com a área de RH: programa a atividade da mão de obra, estabelecendo a quantidade de pessoas que devem trabalhar no processo de produção.
Princípios fundamentais do PCP
Os princípios que regem o Planejamento são:
Principio da definição do objetivo: deve ser definido de forma clara e concisa, para que o planejamento seja adequado em função do objetivo que se pretende atingir.
Principio da flexibilidade do planejamento: deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar as situações imprevistas.
Principio do objetivo: para o alcance dos objetivos por meio da indicação dos erros ou das falhas, em tempo hábil para permitir ação corretiva oportuna.
Principio dos padrões: deve se basear em padrões bem definidos.
Principio da exceção: foi formulado originalmente por Taylor, um dos precursores da moderna administração.
Prioridades do PCP
- Qualidade, confiabilidade, custo, flexibilidade ( wheelwright, 1985 ).
...