Plano De Marketing Na Loja De Material De Cosntruçao
Trabalho Universitário: Plano De Marketing Na Loja De Material De Cosntruçao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nio.badboy • 18/3/2015 • 729 Palavras (3 Páginas) • 521 Visualizações
Todas as organizações elas devem ser orientadas pelo marketing independentemente do tamanho da organização, da área ou segmento de atuação. Para alcançar o sucesso desejado, as empresas não podem apenas preocupar-se em concentrar seus esforços na ação da venda, precisam empregar todas as ferramentas que o marketing disponibiliza.
4 REFERÊNCIAL TEÓRICO
O referencial teórico desse estudo faz uma revisão com relação aos conceitos de varejo, marketing, composto de marketing, ambiente de marketing, planejamento de marketing, estratégias, plano de marketing, que são os tópicos que subsidiam esse estudo.
4.1 VAREJO COMO FERRAMENTA DO MARKETING
O varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais, para uso pessoal e não comercial. O varejista é o intermediário que se encarrega de realizar a venda aos consumidores finais, cabendo a ele manter os estoques dos produtos que comercializa, ajuda as indústrias na distribuição dos produtos, pode oferecer maneiras alternativas de pagamentos, pode agregar valor ao produto e desempenhar função de coletar informações sobre o mercado consumidor para seu próprio uso ou dos seus fornecedores.
Igualmente como todas as outras organizações, os varejistas precisam desenvolver estratégias de marketing que incluem mercado-alvo, sortimento e quantidade de produtos disponibilizados para a comercialização, tipo de serviço e ambiente da loja e a questão preços praticados, as promoções e a localização do estabelecimento.
“A localização de um varejista é a chave de sua capacidade de atrair clientes. E os custos para construir ou alugar instalações tem um grande impacto sobre os lucros dos varejistas. Portanto, a localização é uma das decisões mais importantes a serem tomadas” (KOTLER E ARMSTRONG, 1998).
O mundo do varejo é fascinante, repleto de formas e opções que expressam toda sua diversidade sendo que são muito úteis para a sociedade. O varejo pode ser classificado de acordo com Dias (2003) em:
Varejo com lojas: que é segmentado em varejista de confecções, farmácias e alimentos entre os quais destacam- se os supermercados, os empórios, as lojas de conveniências.
Mercadoria em geral: trabalham com outros tipos de produtos e são caracterizados por diferentes formatos de lojas, entre as quais se destacam as lojas especializadas que se concentram em uma categoria especifica de produtos como as joalherias, lojas de calçados e as lojas de materiais de construção.
Varejo de serviço: ao utilizar no dia a dia o cartão de crédito, a academia, o hotel está fazendo uso dos varejistas de serviços, que impulsionados pela crescente concorrência utilizam cada vez mais técnicas do varejo para conquistar espaço e buscar satisfação dos clientes.
Embora grande parte dos produtos e serviços seja vendida através de lojas, o varejo sem loja tem crescido em uma velocidade jamais vista. O varejo sem loja convencional pode ser dividido de acordo com Kotler e Keller (2006) em quatro categorias principais:
Venda direta: ou marketing de rede, é a venda de porta em porta ou em reuniões domiciliares, exemplos: Avon é exemplo de venda
...