TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TRAUMA E LESÃO?

Por:   •  18/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

TRAUMATOLOGIA FORENSE – AULA 5 (18/09/2020)

CONCEITO DE TRAUMATOLOGIA FORENSE: é o ramo da medicina legal que estuda as lesões corporais sobre o ponto de vista jurídico, bem como as energias causadoras de danos, além dos aspectos do diagnóstico prognóstico e de suas implicações legais.

OBSERVAÇÃO: Observação à traumatologia também é entendida como LESONOLOGIA. Isto é, o ramo da medicina legal que estuda o trauma.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TRAUMA E LESÃO?

TRAUMA: é a atuação de uma energia externa sobre o indivíduo, de modo suficientemente intenso para provocar desvio da normalidade com o sem expressão morfológica.

LESÃO: é alteração estrutural proveniente de uma agressão ao organismo, que podem ser vistas macroscopicamente ou microscopicamente.

OBSERVAÇÃO: as questões enfrentadas pelos médicos legais na traumatologia forense são:

a) a causa jurídica da morte: é preciso saber se foi crime, autolesão ou suicídio.

b) cronologia da lesão:

c) responsabilidade penal:

  • MORTE POR BAROPATIAS: as lesões e mortes por baropatias ocorrem pela ação à diferença da pressão atmosférica, seja por aumento da pressão ou diminuição.

Nos casos de diminuição ocorrem com os indivíduos nas montanhas e com os aviadores. (Mal da montanha e mal dos aviadores)

Nos casos de aumento da pressão atmosférica, mal dos mergulhadores e o mal dos caixões.

OBSERVAÇÃO: quanto mais uma pessoa desce para o fundo da água, maior é a pressão exercida sobre seu corpo.

OBSERVAÇÃO: nos casos em que um mergulhador subir rapidamente e não eliminar o ar em excesso, ocorrerá uma HIPERDISTENSÃO ALVEOLAR, que poderá romper suas paredes, também conhecido como BAROTRAUMA pulmonar.

  • EM QUE CONSISTE O BLAST INJURY?

DEFINIÇÃO: segundo os ensinamentos de Genival França, BLAST INJURY, é um conjunto de manifestações violentas, e produzida pela expansão gasosa de uma explosão potente acompanhada de uma onda de pressão ou de choque.

OBSERVAÇÃO: o mais importante na BLAST INJURY é alteração mais simples que é a comoção labiríntica, vulgarmente chamada surdez passageira, ou seja, conte uma parte do tímpano.

O BLAST INJURY pode ser primário secundário ou terciário.

  1. BLAST INJURY PRIMÁRIO: ocorre quando as vítimas estão muito próximas da explosão, podendo ocorrer despedaçamento, queimaduras extremas, mutilações e desaparecimento de corpos.

  1. BLAST INJURY SECUNDÁRIA: são os estudados feitos nos fragmentos deslocados pelas ondas de choques.

  1. BLAST INJURY TERCIÁRIA: é o estudo dos efeitos dos impactos no corpo eventualmente projetado, tendendo a causar lesões contundentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com