Qual a definição de Indústria Química?
Por: jeff90 • 5/5/2017 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 1.190 Visualizações
- Qual a definição de Indústria Química?
A indústria química inclui as empresas que produzem produtos químicos industriais, como petroquímicos, agroquímicos, produtos farmacêuticos, polímeros, tintas, etc. São utilizados processos químicos, incluindo reações químicas, para formar novas substâncias, separações baseadas em propriedades tais como a solubilidade ou a carga iônica, em diversos processos de separação, como as destilações, além de transformações por aquecimento ou por outros métodos.
- De que trata a indústria da química fina?
A Química Fina trata produtos com necessidades específicas e baixo volume de produção. O processo de fabricação de medicamentos, alimentos e todo produto de consumo direto, deve contar com matérias prima com alto grau de pureza, ou seja, isento de contaminações, o ramo da química que fabrica esses produtos para serem utilizados como matéria prima é denominada química fina.
- Qual o perfil do Polo Industrial de Camaçari?
O Polo Industrial de Camaçari fica localizado no município de Camaçari se estendendo até Dias d'Ávila, no estado da Bahia, no Brasil. É o maior polo industrial do estado, abrigando diversas indústrias químicas, petroquímicas e automobilísticas.
- Para que serve uma ETE?
Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é responsável por tratar a água poluída e devolvê-la ao meio ambiente em forma de água tratada, formando um ciclo de reaproveitamento sustentável. O esgoto captado por tanques é submetido a uma série de etapas que incluem floculação, separação de impurezas, filtragens, cloração até que a água poluída esteja apta a ser reutilizada ou devolvida sem ser uma ameaça à saúde e ao meio em que vivemos.
- Qual a importância da primeira guerra mundial para a indústria química?
Este período é muito importante para a indústria química, pois muitas descobertas ocorreram durante esses anos. Em 1913, ocorreu a maior descoberta: a síntese direta da amônia a partir do nitrogênio do ar e do hidrogênio, desenvolvida por Fritz Haber e Carl Bosch.
- Qual a finalidade para o surgimento da indústria química?
O surgimento da indústria química se dá pela necessidade de complementação das atividades básicas ligadas à preservação e melhoria da vida humana.
- Quais as principais matérias-primas usadas pelo setor? A nafta é base de toda a indústria química ou só da petroquímica?
A indústria química utiliza muitas matérias-primas, orgânicas e inorgânicas. A nafta é matéria básica para uma série de produtos, que são chamados de petroquímicos, exatamente porque feitos a partir da nafta (ou de gás natural) e, consequentemente, do petróleo.
- A indústria química fornece matéria-prima para que outros segmentos?
Sim, para quase todas as outras indústrias. É difícil imaginar algum produto de consumo em que a indústria química não esteja presente de alguma forma.
- Qual a posição da indústria química brasileira no ranking da indústria química mundial?
Em termos de faturamento líquido, é a sétima maior do mundo. A comparação tem como base o ano 2010 e refere-se à indústria química como um todo, uma vez que em muitos países não há estatísticas por segmento.
- Quais as diferenças entre a química e a petroquímica?
A indústria petroquímica é parte da indústria química. Caracteriza-se por utilizar um derivado de petróleo (a nafta) ou o gás natural como matérias-primas básicas. No entanto, muitos produtos chamados petroquímicos, como, por exemplo, o polietileno, podem ser obtidos tanto a partir dessas matérias-primas como a partir de outras, como o carvão ou o álcool. As classificações oficiais da indústria química não utilizam em separado o conceito "petroquímica".
...