Qual o significado do vocábulo sucessão?
Por: vcmachado • 28/9/2015 • Projeto de pesquisa • 2.785 Palavras (12 Páginas) • 804 Visualizações
Exercício de Fixação
- Qual o significado do vocábulo sucessão?
Sucessão significa transferência por morte, da herança ou, então, do legado, ao herdeiro/legatário, em razão de lei ou testamento. A sucessão também pode ser caracterizada pelo ato jurídico por meio do qual uma pessoa substitui outra em seus direitos e obrigações, trazendo consequências na relação entre pessoas vivas, como na morte de alguém. Admite-se, assim, duas formas de sucessão: inter vivos e causa mortis, respectivamente.
- Por que a sucessão envolve aspectos multidisciplinares?
Porque para cada ramo do ordenamento jurídico brasileiro a sucessão possui aspectos distintos do seu vocábulo jurídico, portanto, no Direito Civil nas relações de família e companheirismo e sua íntima relação com a transferência do patrimônio aos herdeiros já no Direito Processo Civil trata-se aos aspectos processuais no que concerne ao procedimento judicial de inventario, abertura e aprovação do testamento. No ramo do Direito Tributário envolve ao imposto de transmissão, enquanto, no direito administrativo trata-se nas normas e serventias públicas atuantes na sucessão. Porém, no ramo do direito Penal tem relevância a indignidade e no Direito Internacional Privado envolve pessoas e bens em países distintos.
- Conceitue direito das sucessões.
Direito das Sucessões é o conjunto de normas que disciplinam a transferência do patrimônio (ativo e passivo – créditos e débitos) de alguém, depois de sua morte, em virtude de lei ou testamento. Está regulado nos arts. 1.784 a 2.027 CC. A Constituição Federal assegura o direito de herança (artigo 5º, XXX).
- Qual o fundamento do D. das sucessões?
O fundamento do direito sucessório é a propriedade, conjugada ou não com o direito de família.
- Quanto ao seu conteúdo e estruturação, como está divido o direito das sucessões?
- Sucessão testamentária – Mediante testamento válido, através de escritura pública.
- Sucessão Legítima - UNIVERSAL: Tem direito a totalidade dos bens
- SINGULAR – Vai receber em bem certo e determinado.
- O Que é a sucessão geral?
É a sucessão que trata do assuntos referentes a herança jacente, Excluídos da sucessão e petição de herança.
- O que é a sucessão legítima?
A sucessão é legítima quando, na falta de testamento, defere-se o patrimônio do morto a seus herdeiros necessários e facultativos, convocados conforme relação preferencial da lei. Se houver testamento mas não abranger todos os bens, a sucessão legítima também será aplicada (1.788).
- O que é a sucessão testamentária?
É aquela em que a transmissão hereditária se opera por ato de última vontade, revestido da solenidade requerida por lei, prevalecendo as disposições normativas naquilo que for ius cogens, bem como no que for omisso o testamento ou seja, é conduzida pelo testamento, sendo um principio de direito sucessório o respeito à vontade do extinto.
- O que é inventário e a partilha ?
Inventário - é o procedimento pelo qual se define quais bens integram o acervo hereditário e qual quinhão pertencerá a cada herdeiro. Assim, o inventário é a simples enumeração e descrição dos bens e das obrigações que integram a herança.
Partilha - É a divisão dos bens da herança, pondo fim ao condomínio transitório decorrente da saisine. Com a partilha os herdeiros saberão exatamente quais são os seus bens, e poderão registrar os imóveis no Cartório Imobiliário e os veículos no Detran (2.023). Espécies de partilha: amigável, litigiosa e em vida.
- O que é a morte para o direito civil?
A morte é o fato gerador da sucessão; a morte é o cerne de todo direito sucessório, pois só ela tem o condão de determinar a abertura da sucessão.
- Qual a importância da morte para o direito civil?
A morte e o cerne de todo o direito sucessório, pois só ela tem o condão de determinar a abertura da sucessão, isto é, no momento exato da morte abra-se a sucessão da pessoa natural.
- Como se prova a morte de uma pessoa natural?
Através da certidão de óbito
- Em que momento reputa-se aberta a sucessão no direito brasileiro?
No momento exato da morte
- Quem é o autor da sucessão?
Tecnicamente chamado de auctor sucessionis, popularmente conhecido como falecido, finado ou de cujus.
- O que é princípio de saisine? Qual sua origem?
É o princípio pelo qual os herdeiros recebem a posse e as propriedades dos bens do de cujus no exato instante de sua morte, independente de qualquer formalidade. É de origem francesa, positivado no art. 724 do CC Francês.
- Qual o momento da transmissão da herança?
É o momento da morte do de cujus, por esse motivo é tal importante a fixação do local, dia e horário do óbito.
- Quais as espécies de sucessão vigente no Brasil?
Sucessão testamentário, a título universal, a título singular e legítima.
- O que é sucessão legítima?
É aquela que se opera por força de lei, observada a ordem de vocação hereditária. MARIA HELENA DINIZ1 - Com a morte de alguém, verificar-se-á, primeiramente, se o de cujus deixou testamento indicando como será partilhado seu patrimônio.
- O que é a sucessão a título?
A título singular – quando se transfere um bem ou em certos bens, DETERMINADOS – LEGADO (legatário)
A título universal – quando se transfere a totalidade do patrimônio ou fracionado em partes ideais – HERANCA (herdeiro).
- O que é sucessão testamentária?
É aquela em que a transmissão hereditária se opera por ato de última vontade, revestido da solenidade requerida por lei, prevalecendo as disposições normativas naquilo que for ius cogens, bem como no que for omisso o testamento ou seja, é conduzida pelo testamento, sendo um principio de direito sucessório o respeito à vontade do extinto.~
- O que é sucessão a título singular?
A título singular – quando se transfere um bem ou em certos bens, DETERMINADOS – LEGADO (legatário)
...