TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO

Por:   •  12/10/2015  •  Dissertação  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

 

                                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

                         

              Discente:Kadmara  Rocha

            Curso: Serviço Social 4º termo – Noturno

            Unidade Curricular: Direito e Legislação Social

 

               

                          Reflexão com trecho de texto de Marco Aurélio Nogueira

                       

           A formação da nossa história societária faz parte de um sistema exploratório desde a sua constituição. No decorrer do percurso passamos por processos de desigualdades sociais brutais,desde a chegada dos portugueses com a exploração dos índios, a abolição da escravatura em que liberta-se escravos,mas os deixam a própria sorte,analfabetos , sem emprego, sem teto.

          Desde a consolidação de uma identidade nacional testemunhamos o aumento dessas desigualdades principalmente no que se refere a distribuição de riquezas.

          A atualidade social nos revela um sistema governamental paliativo,onde as desigualdades sociais geradas por explorações são tratadas com politicas assistencialistas,que é ilusória ,enganadora e egoísta,onde o cidadão não se reconhece como detentor de seus direitos. Precisamos por em andamento medidas que a longo prazo inverta a base da pirâmide social brasileira,devemos  lutar para consolidar direitos e politizarmos as massas sociais para pensarmos em uma nova ordem social, longe de dogmas, preconceitos e exclusões .

 

             Não podemos deixar que direitos sociais conseguido com lutas sejam simplesmente retirados da população, como é o caso dos direitos trabalhistas que foram duramente conquistados venham ser destituídos  para responder apenas ao interesse do patronato.

         A  terceirização é um exemplo que afetará para pior a qualidade de vida da classe trabalhadora, o proletário só tem uma mercadoria para negociar, sua força de trabalho,a

longo prazo veremos a precarização dos direitos trabalhistas,onde empresas podendo terceirizar não contratará funcionários com carteira assinada.

      A mídia vende a falsa ideia de que a terceirização gerará mais empregos , porém mantem-se ao lado dos poderosos ,mantendo a população alienada sobre os impactos deste desastroso projeto que tem o objetivo de intensificar lucros e explorar o trabalhador cada vez mais.

         Precisamos  aprender a exercer o nosso direito de cidadão,para escolhermos o melhor caminho e levarmos o país a um novo patamar, porém só conseguiremos quando a nossa sociedade por politizada e os interesse coletivos forem superiores aos interesses individuais, isso só será possível através de conhecimento e visão crítica da sociedade.   Buscamos uma sociedade   livre de privatizações, desempregos, empobrecimento populacional e especulações do capital, lutamos por uma ordem social de direitos efetivamente consolidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com