RELATÓRIO SOBRE A PALESTRA APRESENTADA NO AUDITÓRIO
Por: caio firmino • 10/11/2018 • Resenha • 366 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE PRÁTICA JURÍDICA REAL II
RELATÓRIO SOBRE A PALESTRA APRESENTADA NO AUDITÓRIO
JOÃO PAULO II EM 07 DE NOVEMBRO DE 2018.
CAIO FIRMINO MACHADO
RECIFE-PE
NOVEMBRO DE 2018.
RELATÓRIO DA PALESTRA APRESENTADA NO DIA 07 DE NOVEMBRO DE 2018 NO AUDITÓRIO DA FACULDADE.
“O presente relatório é a síntese da magnifica palestra acerca do esforço do TJPE para garantia do acesso a justiça de forma mais célere a população.”
Aos sete dias do mês de novembro deste ano de 2018 no auditório João Paulo II da faculdade Salesiana do Nordeste, a convite da diretora do departamento do núcleo de pratica jurídica, uma funcionária do tribunal de justiça do Estado, apresentou esplêndida palestra sobre as soluções que o poder judiciário do Estado de Pernambuco acerca do processamento de demandas.
Sabemos que o poder judiciário em todos os Estados da federação encontra-se travado devido aos altos números de demandas, visando garantir celeridade e ao mesmo tempo consagrar os pressupostos legais, o TJPE, por intermédio de seletos funcionários, amplia as técnicas autocompositivas na resolução de conflitos.
Durante a palestra apresentou-se parte da atual estrutura do TJPE destinada ao auxílio da população, ganham destaque neste relatório, o exercício das casas de justiça e cidadania, bem como o ônibus destinado ao atendimento da população, levando o poder judiciário a locais menos acessíveis, onde vivem os mais necessitados.
O ônibus é uma sala móvel do TJPE, apresenta uma estrutura interna incrível, além de conforto, traz consigo resguardo e segurança jurídica aos que se submetem as técnicas autocompositivas disponibilizadas, pois, dentro do veículo existe além dos conciliadores e mediadores, um defensor público e por vezes um magistrado que já homologa o acordo celebrado entre as partes.
Surpreendeu-me a quantia monetária que só tende a crescer no processo de autocomposição, a cada semana consagrada aos métodos autocompositivos o TJPE economiza e ao mesmo tempo garante o acesso a justiça a boa parte da população.
Findo o relato da palestra com a frase dita pela coordenadora do núcleo de prática jurídica da faculdade que traduz a essência do poderio dado pelos métodos autocomnpositivos aos integrantes.
“MAIS VALE UM MAU ACORDO DO QUE UMA BOA SENTENÇA”
...