RELATÓRIO EMBAIXADA DO URUGUAI
Por: Carolina Bortoloni • 12/2/2019 • Dissertação • 616 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
RELATÓRIO EMBAIXADA DO URUGUAI
Começamos o dia indo até a embaixada uruguai em solo brasileiro, e tivemos uma conversa cheia de perguntas e explicações por parte do embaixador e demais membros; desde modo descobrimos mais sobre sua política, economia e desenvolvimento social.
O Uruguai tem uma economia bastante forte no setor de serviços e agropecuária, possui um elevado valor de exportação, principalmente pecuniária podendo destacar bovinos e caprinos, além do comercializar entre os países do Mercado Comum do Sul, expandiu suas relações com os países asiáticos, principalmente a China, seu maior comprador, e com os Estados Unidos.
O comércio exterior do país está relacionado com os outros países da América do Sul, tendo como seus três principais parceiros latino americanos o Brasil (19%), a Argentina (7%) e a Venezuela (4,5%), por conta de bloco econômico do Mercosul, que permite uma área de livre comércio com tarifas externas comuns, impulsionando o protecionismo sul americano. Suas indústrias são bem desenvolvidas e com uma mão de obra qualificada, podendo destacar as indústrias alimentícias (resultada da pecuária) as têxteis, e as químicas.
O governo investe boa parte do PIB, cerca de 20%, em infraestrutura, P&D e outros meios de melhorar a qualidade tecnológica do país, sendo que o Uruguai é o maior exportador de softwares da América do Sul, além disso o Uruguai adotas varias medidas de integração social e direitos humanos, a descriminalização do aborto e a legalização da maconha são exemplos, além de investir grande parte de seu montante com educação e saúde, um países que apresenta universidade para todos, e uma ótima qualidade de vida com as prevenção médicas, resultando em um IDH de 0,795.
Em relação com o Brasil o contado intensifica com o Mercosul, a existência do bloco também faz com que o Uruguai, Argentina, Paraguai - a pendente Venezuela- países permanentes junto com o Brasil, dentro das suas limitações, consigam fazer acordos com outros blocos mais fortes. Ele também já responde pelo maior superávit comercial do Brasil, com um movimento financeiro que superou a marca de US$ 2 bilhões, sendo o principal mercado para as exportações brasileiras de manufaturados.
A cooperação entre os dois países é abrangente, perpassando os campos político, econômico, tecnológico, cultural e social, o processo de integração entre Brasil e Uruguai contribui para o desenvolvimento socioeconômico em ambos os países e fortalece suas posições nos fóruns multilaterais, e é um mecanismo de grande relevância para a promoção da melhoria de vida da população de seus Estados. Os principais produtos exportados pelo Brasil, em 2016, foram óleos brutos de petróleo (cerca de 50% das exportações), automóveis, carne suína, erva-mate e lã. Os principais produtos importados do Uruguai foram lácteos, malte e trigo, e cada vez mais o intercâmbio vem aumentando.
Sendo assim, o maior contado comercial não vem só beneficiando somente a economia, mas também todo o desenvolvimento social, podendo levar então a novas burocracias bilaterais que beneficiariam suas mercadorias e mercado externo, junto com as melhorias social consequentemente. Sendo o Uruguai um país a se admirar pelas suas administração,
...