Reportagem volta as aulas
Por: Vitolino Vidal • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 825 Palavras (4 Páginas) • 340 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia Março/2016
Aluno: Vitor Vidal De Andrade Mendes
Professora: LARA GUERREIRO PIRES
Disciplina: PRODUÇÃO E REDAÇÃO JORNALÍSTICA II
Dificuldades Na volta Da Rotina Escolar
[pic 1]
Dormir tarde, passar mais tempo em frente à TV, jogar videogame durante horas, comer besteiras e ir à casa dos amigos. No recesso do fim de ano, as crianças se sentem livres para fazer tudo o que não podem durante o período escolar, que as obriga a ter horários rígidos e uma alimentação mais equilibrada. Depois de semanas de brincadeiras, voltar à rotina não é fácil para as crianças, e fazê-las retomar alguns hábitos é um desafio para os adultos.
De acordo com a professora Bete Reges Costa,que leciona no terceiro e quarto ano do Colégio Ideal em Aparecida De Goiânia, durante o período escolar muitos de seus alunos tem uma rotina muito restrita a diversões, e toda volta de semestre é a mesma coisa crianças dispersas em sala de aula, e a professora citou 5 dramas domésticos das crianças destas épocas do ano e como fazer para superá-los:[pic 2]
1-Conseguir fazer o filho dormir e acordar cedo
Ir para a cama mais tarde e acordar quase na hora do almoço é algo muito comum nas férias, mas que precisa ser corrigida pelo menos uma semana antes de a criança voltar à escola,segundo a professora ela indica uma estratégia eficiente para conseguir ajustar o horário dos filhos: levá-los á algum lugar para brincar,andar de bicicleta ou praticar algum tipo de esporte no período da tarde, nos últimos dias de férias para gastar a energia e dormir cedo.
2 -Ter hora certa para tomar café da manhã, almoçar e jantar
Comer fora de hora não é um problema tão grande no período de férias, mas é algo inaceitável com a rotina escolar. O melhor é não deixar as refeições acontecerem em horários muito distantes do habitual. Na semana antes da volta às aulas, a dica é ser ainda mais rigoroso na aplicação dessa regra.
3-Diminuir as atividades em casa com os amigos
Esse hábito está longe de ser ruim, mas é pouco funcional no dia a dia. Afinal, para ter uma quantidade maior de crianças em casa, a rotina dos adultos também precisa sofrer adaptações, já que eles precisarão redobrar a atenção e os cuidados com elas. Por isso, na última semana de férias, vale a pena ir reduzindo as visitas, pouco a pouco, até que o clima da casa se normalize. É importante explicar que os amigos poderão ser vistos na escola ou nos fins de semana e que os dias úteis devem ser reservados para a família.
4-Limitar o tempo em frente à TV e o uso de celular e tablet
Sem aulas nem lição de casa para fazer, sobra muito tempo livre para as crianças aproveitarem os recursos de seus aparelhos eletrônicos. Mas é preciso impor limites, mesmo nas últimas semanas de férias. uma dica importante: para tirar o filho da frente de um dispositivo digital, não adianta apenas passar sermão. É mais eficiente apresentar outras opções de programas, passeios e brincadeiras, de preferência ao ar livre.
5-Ajudar o filho a ter os hábitos de estudar e ler
...