RETOMANDO A ROTINA PARA VOLTA ÀS AULAS: UM DESAFIO PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS
Por: IZABELABIANNA • 12/7/2015 • Ensaio • 536 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
RETOMANDO A ROTINA PARA VOLTA ÀS AULAS:
UM DESAFIO PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS.
Izabel Christina Brum Abianna
Orientadora Educacional
Mestre em Educação
Fevereiro é um período de muita ansiedade entre as crianças e adolescentes uma vez que se está chegando ao final das férias e está chegando o grande momento de reencontrar colegas e professores e para muitos alunos é o momento de conhecer este novo espaço que frequentará durante o ano todo! Esse reencontro, entretanto, exige uma readaptação pois voltar à rotina escolar não é uma das tarefas mais fáceis. Horários para dormir e acordar, atividades preestabelecidas, alimentação adequada, além, é claro, das lições de casa, exige uma readaptação não somente dos estudantes como também de todos os familiares
Na Educação Infantil, muitos dos pequenos alunos, não “tiraram férias” pois obrigam-se a acompanhar o calendário dos pais. Alguns puderam desfrutar das delícias de estar por mais tempo junto à família e a realizar atividades que durante o ano não têm a oportunidade de faze-lo. Neste caso o retorno às aulas deve ser delicadamente planejado, conversando com a criança sobre o retorno à escola, falando o nome das educadoras que geralmente o acompanham durante o ano e o nome dos coleguinhas. Outra estratégia interessante é resgatar fotos e portfólios entregues no final do ano onde constam as “aventuras” vividas na escola em companhia dos amigos além de passear nas proximidades da escola passando em frente a escola e até mesmo realizando breves visitas no ambiente escolar. É importante que os pais disponibilizem alguns dias antes do término das férias para retornar à escola e acompanhar este período que exige paciências e atenção.
As crianças maiores, que já freqüentam o Ensino Fundamental, devem, aos poucos retomar sua rotina especialmente no que se refere aos horários de dormir, acordar e se alimentar sendo, às vezes necessária uma postura mais firme por parte dos pais. O retorno às aulas pode ser uma oportunidade de estreitar os vínculos com as crianças se envolvendo e envolvendo-a na organização do ambiente de estudo, na compra dos materiais e do uniforme.
A psicopedagoga Debora Corigliano recomenda algumas estratégias, sempre com o envolvimento da criança ou adolescente, tais como:
- Organizar um local apropriado para fazer as lições;
- Selecionar jogos que estimulem a alfabetização, a linguagem escrita, a matemática ou até a língua inglesa.
- Estabelecer uma rotina de atividades, com horários para de estudo, lição de casa, TV, computador, vídeo game entre outras atividades sem esquecer de um tempo livre.
- Proponha grupo de estudos em sua casa, adolescente gosta de atividades em grupo e o ato de ser a anfitriã fará com que você ganhe pontos com seu filho.
- Atividades culturais podem fazer parte da agenda de seu filho. Organize-se para tal.
Seja qual for a idade de seu filho (a) lembre-se que, a sua participação familiar tem sempre muita importância e a vida escolar também exige esse envolvimento. Além disso, seja o exemplo, pois ser responsável, organizado e autônomo é uma construção que a criança faz através do exercício do autogoverno e principalmente da vivência de situações no seu dia-a-dia!!
...