Requerimento
Por: raphaellamiranda • 29/5/2015 • Artigo • 3.285 Palavras (14 Páginas) • 220 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais blocos econômicos, suas características e finalidades.
Pois, com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a criação de blocos econômicos. Estes blocos, por sua vez, foram criados com o objetivo de facilitar o comércio entre os países membros, onde se seguem a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e com isso, buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em suma, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico majora e gera crescimento econômico para os países. Na maioria das vezes estes blocos são formados por países vizinhos ou que tenham afinidades comerciais ou culturais.
Considerada a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas asseguram que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial, veremos a seguir uma relação dos principais blocos econômicos da atualidade e suas principais características.
- PRIMEIRO BLOCO ECONÔMICO
Antes de falarmos da criação do primeiro bloco econômico, nada mais justo seria explicar que blocos econômicos é a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação.
Diante disso, o primeiro bloco do qual se tem notícia foi organizado e criado nos fins da Segunda Guerra Mundial e foi integrado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo. A chamada BENELUX, a qual acabou trazendo consigo vantagens e foi capaz de atrair novos países europeus ao longo do tempo. Com a união de Itália, Alemanha e França, esse primeiro bloco econômico europeu deu origem à CEE, sigla que designou a Comunidade Econômica Europeia. No ano de 1992, o crescimento da referida comunidade acabou dando origem à União Europeia.
BENELUX é uma organização econômica da Europa, que causou o que seria mais tarde a União Europeia. Compreende a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, sendo primeiramente uma área de livre comércio entre estes três países, e mais tarde, a adição da Itália, Alemanha e França acabou por criar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).
Entretanto, do ponto de vista econômico e político, a criação desses primeiros blocos europeus abrangia como intuito inicial viabilizar a recuperação do Velho Mundo após a Segunda Guerra. No transcorrer dos anos, os blocos europeus tiveram a função de fazer frente ao poderio econômico e influência dos Estados Unidos e da antiga União Soviética na economia mundial. Com o passar dos anos, outros blocos foram também criados com o objetivo de movimentar a economia de outros países em ascensão.
Em suma, os blocos econômicos têm por finalidade de propiciar vantagens bastante convenientes ao viabilizar o acesso e o barateamento a determinados produtos antes caros e com pouca oferta.
Entretanto, por outro lado, as ações de cooperação restringem as possibilidades de desenvolvimento da economia nacional em determinadas áreas em que os países parceiros possuem maior desenvolvimento. Dessa forma, os blocos podem gerar o desemprego e a retração de certos setores industriais.
- OMC - Organização Mundial do Comércio
A OMC surgiu oficialmente em 1 de janeiro de 1995, através do Acordo de Marrakech, em troca ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), que começou em 1948.
A OMC é uma instituição internacional que age na regulamentação e fiscalização do comércio mundial. Com sede em Genebra, foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakech.
A referida organização lida com a regulamentação do comércio entre os seus países-membros, que aprovisiona uma estrutura para negociação e formalização de acordos comerciais e um processo de resolução de conflitos que propende reforçar a adesão dos participantes aos acordos da OMC, que são assinados pelos representantes dos governos dos Estados-membros e ratificados pelos parlamentos nacionais.
Grande parte das questões que a OMC se concentra são provenientes de negociações comerciais anteriores, especialmente a partir da Rodada Uruguai (1986-1994). A rodada atual de negociações, a primeira da OMC, é a Rodada Doha.
As principais funções da Organização Mundial do Comércio são: regulamentar e fiscalizar o comércio mundial; resolver conflitos comerciais entre os países membros; gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia; criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais e supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.
Diante disso, podemos completar que a OMC garante o ingresso justo entre os países através de quatro mecanismos: o processo de adesão, os princípios, as rodadas de negociações comerciais e as soluções de controvérsias.
- ONU - Organização das Nações Unidas
A ONU é o organismo internacional que foi originada no final da II Guerra Mundial substituindo à Liga das Nações. Seus principais objetivos são: manter a paz; defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países em escala mundial. Sua primeira carta foi assinada em junho de 1945, por 50 países, em San Francisco, nos EUA.
Atualmente, a ONU é integrada por 185 dos 192 Estados do mundo. Porém, nos últimos anos enfrenta uma crise financeira e política. Pois vários países-membros têm atrasado o pagamento das contribuições acumulando uma dívida total de US$2,5 bilhões, sendo os EUA os seus maiores devedores.
A crise política está relacionada à necessidade de redefinição de seu papel no mundo pós-guerra Fria. Em 1997, um plano de reforma apresentado pela Secretaria Geral da entidade propõe a redução radical do número de departamentos, funcionários e funções da organização. O objetivo é concentrar suas atividades nos processos de paz e no desenvolvimento geral das nações.
...