Resenha Crítica Sobre o Filme O silêncio de Melinda
Por: DaviXerez • 29/8/2023 • Resenha • 694 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
Faculdade Luciano Feijão
Curso de Direito
Disciplina – Leitura e Produção de Textos Técnicos
Assunto – Resenha Crítica sobre o filme O silêncio de Melinda
Professora – Margarida Timbó
Estudante – Francisco Davi Xerez De Sousa
Data de entrega – 01/09/2023
- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Longa-Metragem. Direção: Jessica Sharzer .Centauro – O SILÊNCIO DE MELINDA. – versão brasileira. 1h33m. 2004. Disponível em: https://www.you-cine.com. Acesso em 28 ago. 2023.
- APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA:
A norte-americana Jessica Sharzer nasceu em 26 de outubro de 1972 na pacata cidade de Lowa e possui 50 anos. Jessica atua como roteirista, diretora e possui algumas obras lançadas entre séries e filmes em 14 anos de atuação na área. Cursou cinema na Universidade de Nova York. Além disso, co-produziu o roteiro do filme O silêncio de Melinda, de 2004, baseado no livro Speak. A obra, aborda os traumas trazido pelo estupro ou abusos sexuais na adolescência, e faz uma crítica sobre à ausência de relação entre pais e filhos.
- PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
O filme O silêncio de Melinda, tem como gênero principal o Drama, porém possui suspense representado em algumas cenas. A obra repassa muito bem a dor e o sofrimento pela jovem adolescente em meio ao estupro sofrido e as consequências negativas proporcionada por isso em sua vida familiar, acadêmica e social. Dessa forma, o drama e o suspense abordado na obra acabam deixando uma grande parte do público tenso e em alguns cortes trazido no filme deixa o público até mesmo angustiado.
- BREVE SÍNTESE DA OBRA
O filme é iniciado com uma cena intrigante, onde mostra Melinda em seu quarto fazendo um desenho de uma sutura em sua boca utilizando um lápis de olho. Após a cena inicial intrigante, começa a mostrar o primeiro dia de aula de Melinda no primeiro ano do ensino médio e como a sua vida mudou após a horrenda noite em uma festa onde ela ligou para a polícia local após ser violentada sexualmente por um adolescente mais velho que se fazia presente nesta festa, a obra expõe flashbacks que vão aparecendo a medida que as situações rotineiras de Melinda vão se desenvolvendo durante o filme e essas situações levam a personagem principal a se lembrar da noite horrenda sofrida por ela.
- PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA
O filme O silêncio de Melinda, aborda questões delicadas e profundas com relação à traumas, distanciamento social e o processo de resiliência. Além disso, as principais teses desenvolvidas na obra incluem a exclusão social que é representado na forma como Melinda é excluída dos vários grupos de colegas em sua escola, pois os mesmos não sabem o real motivo o qual fez Melinda acionar a polícia local na festa em que todos estavam, o silêncio como forma de defesa que pode ser representado pelo silêncio da protagonista, já que ela opta por não falar sobre o ocorrido horrendo, mantendo-se assim isolada e o caminho para a Cura, pois a aproximação com a arte e de relações que possuem significados, Melinda começa a não optar mais pelo silêncio e a bater de frente com seu trauma. Dessa forma, deixa evidente a importância de apoio emocional, expressões criativas e o enfrentamento de traumas emocionais para o bem-estar.
...