Resenha - O Jardineiro Fiel
Por: tlayala • 21/9/2018 • Resenha • 752 Palavras (4 Páginas) • 306 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS – CCSAH
CURSO DE DIREITO – 2017.2
DISCIPLINA: DIREITO E BIOÉTICA
DOCENTE: Profª. Esp. Karinne Bentes Abreu Teixeira Rebouças
DISCENTE: Talison Layala Praxedes de Lima
Unidade I
RESENHA: O Jardineiro Fiel (The constant Gardener).
Direção: Fernando Meirelles. EUA, 2005.
MOSSORÓ – RN
Janeiro/2018
O Jardineiro Fiel, lançado em 2005, é um filme americano que contou com o talento brasileiro de Fernando Meirelles na direção. O Filme relata a história do diplomata britânico, Justin, que possuia o hobby de jardineiro (por isso o título do filme) e que se apaixona pela ativista de causas humanitárias, chamada Tessa, após se conhecerem em um congresso. Ele é questionado por ela, durante uma palestra e depois se tornam amigos e dessa amizade nasce à união, se casam e ela engravida. Devido a uma proposta de trabalho se mudam para o Quênia, no continente africano.
Já no país africano, Tessa se depara com inúmeros problemas sociais, entre eles a precariedade da saúde ofertada àquela população. Ao se engajar como voluntária na área da saúde, ela começa a observar os problemas mais de perto, e percebe a atuação desumana da indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos medicamentos. Ela percebe que muitas pessoas acabam morrendo após serem “cobaias” para testes de novos remédios.
Ela e Arnald Bluhm, seu amigo e médico, começam a investigar por conta própria o real interesse da multinacional Three Bees, que fornece tratamento para portadores de HIV e tuberculose. Os responsáveis pela permanência da indústria no país, passam a se incomodar com o interesse de Tessa e pedem ao diplomata Justin contenha sua esposa.
Mesmo com a pressão sofrida, Tessa continua investigando a atuação da indústria farmacêutica, mas acaba morta durante uma viagem. As pessoas envolvidas com a empresa multinacional e com governo tentam de toda maneira desviar o foco da investigação da morte de Tessa, e levantam a possibilidade de Tessa ter um relacionamento amoroso com seu amigo médico.
Justin, não se conforma com a morte brutal da esposa e começa a investigar o que aconteceu e que motivos poderiam ter lavado ao assassinato de Tessa. Ele passa a analisar documentos e anotações deixadas por ela e assim descobre uma grande de teia de corrupção e conspiração envolvendo o governo do Quênia, o alto-comissariado britânico e duas indústrias farmacêuticas.
A partir deste ponto, Justin se vê obrigado a tornar público o dossiê elaborado pela sua esposa, que revelava as violações à dignidade da pessoa humana, praticadas naquelas aparentes boas ações, de levar remédios e vacinas à população mais pobre do Quênia.
O filme traz à tona, questões cruciais relacionadas a violação de direitos universais, como o direito à vida e também aos direitos individuais como o da autonomia da vontade. A ética nas grandes organizações, mais especificamente na indústria farmacêutica, são problemáticas desenvolvidas no longa-metragem, onde, por exemplo, os pacientes com HIV, não teriam acesso ao tratamento para sua doença, se não aceitassem o papel de cobaia no desenvolvimento de novos medicamentos, então essas pessoas se viam sem escolha e acabavam cedendo.
...