Resenha Filme O Jardineiro Fiel
Por: Glívia Braga Faria • 28/1/2017 • Resenha • 1.131 Palavras (5 Páginas) • 2.132 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIODIVERSIDADE, EVOLUÇÃO E MEIO AMBIENTE
RESENHA CRÍTICA: O JARDINEIRO FIEL
GLÍVIA BRAGA FARIA
10.2.4193
OUTRUBRO/2016
O Jardineiro Fiel é um drama britânico lançado em 2005, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, o mesmo de Cidade de Deus, e com o roteiro baseado no romance de espionagem, de mesmo nome, de John le Carré, publicado em 2001. O elenco conta com Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Danny Huston, Bill Nigty, Pete Postlethwaite, Hubert Koundé, Donald Sumpter e Archie Panjabi.
O drama é baseado na história da ativista Tessa (Rachel Weisz) que é encontrada assassinada em um local distante do Quênia. A morte de Tessa leva seu marido, Justin Quayle, a uma busca para descobrir o que realmente aconteceu e começa então, a vasculhar as coisas dela para encontrar provas de quem teria interesse em tirar sua vida. Justin descobre indícios de infidelidade e, logo percebe que a morte da sua esposa pode ter acontecido por conspiração de médicos, políticos e empresários. Assim, ele viaja pela Europa e pelo o interior da África numa busca frenética de provas para descobrir quem a matou o que ela fazia de tão misterioso que incomodava tantas pessoas.
O filme o Jardineiro Fiel, conta a história de um diplomata britânico e jardineiro chamado Justin, que perde sua esposa, a ativista de causas humanitárias Tessa, de forma trágica. Os dois se conheceram em um congresso, onde Justin foi convidado para substituir um colega em uma palestra, e acaba se apaixonando por Tessa, após um breve desentendimento de um questionamento feito por ela sobre a política externa britânica. Após o desentendimento, eles acabam se tornando amigos e desta amizade surge um casamento. Justin recebe uma proposta de trabalho na África e, ele e Tessa, decidem consolidar uma vida juntos, lá.
Morando África, Justin continua trabalhando como diplomata e Tessa se envolve em causas humanitárias, trabalhando ao lado do médico Arnold Bluhm. Este seu ativismo a envolve numa investigação sobre uma conspiração internacional incluindo governos e multinacionais do setor farmacêutico e testes de medicamentos em seres humanos. Com as descobertas, Tessa começa a questionar o posicionamento do cônsul britânico e a omissão das autoridades que sabem o que acontece mais não agem. Seus protestos podem prejudicar a carreira de Justie, e para isso não acontecer, ela não revela suas atividades para o marido e continua suas investigações. Em meio as investigações Tessa engravida e, isso não impede que ela continue investigando. Mas o bebê morre devido as situações precária e desoladoras do hospital daquele local. No hospital mesmo,Tessa percebe uma conversa entre os funcionários sobre o teste de medicamentos em pessoas e isso a leva a investigar ainda mais.
Tessa observa que muitas pessoas morreram logo após ingerirem alguns medicamentos e a causa das mortes não é revelada, levando a crer que uma empresa farmacêutica usa estas pessoas como cobaias para testar seus medicamentos, e o pior é que as pessoas não sabem que estão sendo usadas para tal fim. Essas investigações a levam a preparar um dossiê expondo denunciar as ações criminosas que estão acontecendo para a Organização das Nações Unidas, o que a faz ser assinada.
Tessa, numa viagem de trabalho, é assassinada em condições muito suspeitas. O consulado forneceu informações que não foram convincentes para Justin e, além disso, todos tentam fazer com que Justin acredite que ela o traía com Arnold, o médico que ela trabalhava.
Indignado pelas suspeitas de traição e a morte duvidosa da esposa, o diplomata britânico persiste numa investigação que o leva a uma grande descoberta, que sua esposa estava envolvida numa investigação sigilosa sobre uma empresa que usava como pretexto ajudar a prevenir a disseminação da AIDS e distribuir gratuitamente medicamentos para seu tratamento no Quênia. Esta empresa, na verdade, testava um novo medicamento contra a tuberculose e ocultava a manipulação destes testes.
O assassinato de Tessa, leva Justin a crer que sua morte foi porque ela poderia atrapalhar todo esse jogo de poder e manipulação. Sendo assim, ela passa a admira-la e a lutar pelas causas que ela acreditava. Planejou trazer a publico a informação sobre todos os envolvidos no caso e decidiu ir atrás de informações que lhe ajudem a concluir o dossiê das ações criminosas que estão acontecendo.
...