Resenha critica
Por: dan7 • 26/11/2015 • Resenha • 738 Palavras (3 Páginas) • 348 Visualizações
RESENHA
REFERÊNCIA:
JOGADA de gênio. Direção: Marc Abraham. Produção: Gary Barber, 2008.
PAÍS: Estados Unidos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 12 anos
DURAÇÃO: 120 minutos
ESTÚDIO: Universal Pictures
INFORMAÇÕES SOBRE O DIRETOR DA OBRA
Marc Abraham é um produtor americano de cinema, presidente da Strike Entertainment, uma produtora que lançou no início de 2002 o primeiro acordo com a Universal Pictures. Abraham começou a sua carreira como redator para em Nova York depois de se formar pela Universidade de Virginia. Ele deixou a publicidade para prosseguir uma carreira de escritor em tempo integral e trabalhou como jornalista esportivo para vários jornais e revistas. A entrada de Abraham em filmes começou com o documentário, Jogando para Vencer, que foi um olhar no sistema esportivo cubano. Ele escreveu vários roteiros para os estúdios e redes, incluindo 20º Century Fox, Warner Bros e CBS. Anteriormente foi sócio fundador da Beacon Communications, uma empresa de produção de financiamentos, fundada em 1990. Abraham trouxe para a tela o filme Jogada de Gênio, lançado pela Universal Pictures no segundo semestre de 2008, que marcou sua estreia como diretor e as estrelas Greg Kinnear e Lauren Graham.
RESUMO DA OBRA
O filme baseado em fatos reais de um professor universitário que em suas horas vagas também era inventor, o engenheiro Robert W. Kearns, ou Bob Kearns, casado com a professora Phyllis, e pai de seis filhos. Em um dia chuvoso, enquanto o inventor estava em uma estrada dirigindo com sua família teve a idéia de inventar o temporizador do limpador de pára-brisas intermitente, que funciona a eletricidade e com velocidade seguindo a mesma velocidade da chuva, sendo que os limpadores que já existiam eram acionados manualmente. Trabalhando assim, arduamente no projeto, obtendo sucesso. Mas, sem o dinheiro para a produção em quantidade do seu invento, ele procura a empresa Ford para apresentar sua invenção, e esta fica bastante interessada pelo projeto, pois já vinha trabalhando com a mesma invenção, porém sem sucesso.
O acordo estava sendo feito por Bob e Ford, no qual a empresa produziria o pára-brisa, mas que seria de autoria do real inventariante, porém este é enganado pelos executivos e cientistas da empresa, de forma antiética, que se apropriam de sua invenção, tomando para si os direitos autorais da criação. Kearns então ingressa com uma ação contra a Ford, uma das maiores empresas automobilística do mundo, o que acabou lhe custando à família, esposa, trabalho, amigos, credibilidade, razão e seus anos, que se passaram e ele vivia apenas para por fim a essa injustiça. Depois de uma luta incansável pelos seus direitos, Bob é chamado ao tribunal para audiência contra a Ford e após a desistência de vários advogados, decide ser seu próprio representante legal, com o apoio de seus filhos, especialmente sendo assessorado por seu filho mais velho.
...