Resenha de livro "O último dia de um condenado"
Por: Alice Dauber • 10/6/2019 • Resenha • 255 Palavras (2 Páginas) • 490 Visualizações
RESENHA SOBRE O LIVRO “O ÚLTIMO DIA DE UM CONDENADO” DE VICTOR HUGO
No livro, o autor conta a história de um condenado que escreve sobre seus últimos dias de vida, entre o momento da prisão, julgamento, condenação e execução.
Como a história é narrada demonstra a angústia de viver esses dias sabendo que vai morrer. Além da situação do condenado, a pena de morte afeta a família, que passa a ser humilhada, por causa da execução em praça pública, na guilhotina.
É preciso ressaltar que tais condenações nem sempre eram justas. As pessoas morriam por crimes pequenos ou até mesmo eram inocentes, mas acabam condenadas por falta de provas ou evidências.
A escrita do diário serve para demonstrar que a pena de morte não é justa, causando grande sofrimento para muitas pessoas e não punindo efetivamente sobre um crime. No diário são descritas as celas, os demais ambientes da prisão, como se alimentavam e também o custo disso, que deveria ser arcado pelo próprio prisioneiro.
O período de espera é uma tortura psicológica em que o condenado pensa diversas vezes em fugir, em tirar a própria vida. Pensa na família, na filha, no desamparo delas, agora sem ele para protegê-las.
O autor procura deixar uma mensagem ao leitor para ele faça uma reflexão sobre a pena de morte, seus impactos e qual a necessidade de sua existência. No nosso país não existe a pena de morte. Contudo, se existisse as condenações seriam justas? Nosso sistema judiciário, apesar da quantidade de leis existente, ainda é passível de falhas no julgamento.
...