Resenha sobre ética e moral empresarial
Por: Indiararezende • 11/11/2021 • Resenha • 454 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
Indiara R. da Silva
UFF
Introdução do Direito
Pensamento livre sobre a relação do direito, moral e ética relacionados ao comportamento industrial
Os casos apresentados nos textos referenciados são cenários da ganância humana. O ser humano se corrompeu em favor da cobiça, fruto do egocentrismo e da perda da consciência da coletividade e honestidade desenvolvidas através da percepção do amor e felicidade existenciais. A distinção entre os seres causa enorme confusão no julgamento das experiências vividas, tornando a importância e objetivo de alguns maior que o bem comum.
A partir da tentativa de compreender mais profundamente o tema, lendo textos auxiliares sobre direito, ética e moral, cabe trazer a definição de cada um. A palavra direito do latim tem diversas abordagens. No aspecto jurídico, direito é o sistema de códigos de conduta imposto por um conjunto de instituições com a finalidade de regular as relações sociais. A ética tem origem grega e inicialmente se referia a habitação ou local de moradia. Mais tarde passou a denominar a conduta do homem perante a sociedade, seu modo derivado de vida social. E a palavra moral, do latim, significa o conjunto de regras que trata dos atos humanos, ou seja, trata dos deveres do homem perante a sociedade.
Segundo a teoria dos círculos secantes descrita por Claude Du Pasquier, direito e moral possuem um campo comum e, ao mesmo tempo independe de coexistência. No direito há uma força que direciona o cumprimento das normas estabelecidas, já a moral é a conduta que deveria ser seguida segundo preceitos pré-estabelecidas para o bem comum. A ética, de certa forma fonte primaria do direito e moral, é uma reflexão filosófica sobre a moral que nasce do próprio ser e seu discernimento perante a vida.
O direito é heterônimo e faz-se necessário que seja assim, visto que, não há um acordo estruturado de ética entre os seres humanos, ainda que em séculos de desenvolvimento, é possível perceber a estagnação do desenvolvimento primordial, que é a expansão do ser humano como ser.
Em uma tentativa falha de culpar algum modelo social por tal situação, é possível citar o capitalismo, a cultura da competição e os modelos, criados e alimentados, de satisfação de desejos pessoais. Mas em suma, pessoalmente, me parece que o motivo real é a distorção focal humana que hoje olha para fora em busca de agarrar coisas e obter satisfação e esquece de si, de voltar-se para si mesma, observando os apelos que nela se manifestam, os motivos pelos quais se manifestam e as consequências derivadas das reações a partir de tais.
Referência
REJANI B. Ética moral e direito. 2015. Disponível em: https://barbararejani.jusbrasil.com.br/artigos/188144926/etica-moral-e-direito. Acesso em: 03 nov de 2022
BOLFF L. Como nasce a ética. Instituto Ethos. 2016. Disponível em: https://www.ethos.org.br/cedoc/como-nasce-a-etica/. Acesso em: 03 nov de 2022
...