A RESENHA CRÍTICA MORAL E ÉTICA
Por: cristianize • 2/5/2020 • Dissertação • 650 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Resenha Crítica da obra Moral e Ética:
Dimensões Intelectuais e Afetivas, de Yves de La Taille
O livro “Moral e Ética”, aborda os conceitos relacionados ao tema da ética e da moral utilizando métodos psicológicos e filosofias de ensinamentos deixados por pensadores serão mencionados a seguir que de certo, foram escolhidos para auxiliar na definição de moral e ética por terem a mesma linha de raciocínio que busca entender como o conceito de duas coisas podem determinar o tipo de sociedade que será construída a partir delas, além de estudar o que determinada um indivíduo a agirem de acordo com os valores adquiridos ao longo de suas vidas.
Para o autor, foi necessário inicialmente distinguir os dois conceitos para posteriormente relaciona-los entre si, o que fica muito interessante durante a leitura dos três capítulos pois se reforça durante toda a leitura de que é necessário se manter essa distinção entre moral e ética mesmo que elas tenham uma relação muito forte.
Quando se trata de moral e ética, para René Descartes, ao encarar a ética e moral, como duas noções básicas sobre virtude de um ser humano, existe uma disposição principal da vontade para escolher de acordo com o juízo da razão sobre o bem e o mal; e a noção de virtude como um estado de bem-estar mental de um indivíduo relacionado com aquilo que ficou estabelecido em sua mente.
Do ponto de vista de Immanuel Kant, um dos outros filósofos estudados, a ética defende que o verdadeiro valor moral, logo, se uma ação precisa ser determinada, ela deve existir e residir em si mesmo e não nas suas consequências, ou seja, na sua verdadeira intenção ao pratica-la.
Para Emile Durkheim, não é correto afirmar que o fundamento da moral seja única e exclusivamente o interesse de um indivíduo. O autor do livro expõe para ele, nesse ponto, nem sempre a intimidade com uma determinada tomada de decisão seja influenciada única e exclusivamente baseadas no interesse individual da pessoa.
Por fim, são explorados os pensamentos de Aristóteles, que mantém duas teses fundamentais sobre a ética e moral, sendo elas: todas as coisas tendem ao bem e que o bem é a finalidade de todas as coisas. E de que maneiras pode-se explorar para que os caminhos de se chegar ao bem sejam alcançados, sejam elas pelas atividades práticas, ou pelas atividades produtivas.
Nesta obra, Yves de La Taille compara e expõe o conceito de moral e ética deixando com que o leitor caminhe por um trajeto profundo de conceitos sem ferir os demais pensamentos sobre o tema.
Quando no livro, o assunto abordado foi o conceito de MORAL, ficou evidente que a verdadeira importância de se estabelecer uma definição do que é a moral, trata-se de determinar um equilíbrio e regulamentação da convivência humana em sociedade, e é importante que para o indivíduo o conceito de moral seja explícito, para assim, atender as necessidades individuais e coletivas.
Apesar de se saber que, juridicamente, ainda mais no Brasil, o conceito de Moral e Ética serem distintos, no livro os assuntos são abordados como se fossem a mesma coisa ou como se houvesse uma relação tão forte entre eles que fica nítido a dificuldade de mencionar o conceito de um sem mencionar o outro ou até mesmo compara-lo.
...