Resumo – Livro Quarto de Despejo
Por: js21 • 30/5/2021 • Resenha • 384 Palavras (2 Páginas) • 435 Visualizações
Resumo – Livro Quarto de Despejo
O livro narra o cotidiano de Carolina, uma moradora da favela de Canindé, em São Paulo. Formado por 20 diários, Carolina relata como consegue sobreviver sendo catadora de lixo e metal e como a falta de dinheiro e trabalho afetam sua vida. A autora conta sua rotina e os sacrifícios que tinha para cuidar de tudo sozinha, já que era mãe solteira e tinha 3 filhos para alimentar, além de lidar com o preconceito diário.
Para Carolina a pior dor era ver seus filhos passando fome, ela trabalhava muito pra comprar comida, além de receber doações e buscar restos de alimentos nas feiras, e até mesmo no lixo. A autora expõe a inúmeros problemas sociais que lidava, sendo a desigualdade social uma delas, pois ela e seus filhos são como pessoas invisíveis, ignoradas por aqueles que têm maior condição social e que não sabem o que é a dor da violência e da pobreza. No contexto, Carolina conta que escreve seus diários como forma de escapar um pouco da sua realidade, pois sente que eles trazem esperança pra ela e que um dia será lido por alguém que irá entender o que ela havia passado, e assim ela deixará de ser invisível. No decorrer da história é possível ver a importância da religião para Carolina, que se vê motivada a não desistir e é impulsionada a continuar mesmo com tanta dificuldade e sofrimento.
Quarto de despejo é uma história de sofrimento e superação, de como uma mulher que se vê sozinha, lida com todas as dificuldades impostas pela vida e ainda consegue expor toda a situação vivida. Em seus relatos fica evidente o quanto é difícil sua situação, que infelizmente é a mesma realidade de diversas outras mulheres. É um relato fiel das dificuldades enfrentadas na favela, em que uma mulher solteira batalha para cuidar dos filhos e sobreviver em meio a condições de miséria, e apesar de tudo, não perder a esperança de mudança.
Essa obra possui grande importância, pois mostra a dura realidade da favela e das dificuldades enfrentadas com a fome, o racismo e a invisibilidade social. E que apesar das evoluções e melhorias criadas para viabilizar o acesso das pessoas carentes à melhores condições de vida, ainda nos deparamos com inúmeras outras histórias como a de Carolina.
...