Resumo: O livro - A Revolução dos bichos
Por: dyhzinhaa • 13/11/2017 • Artigo • 618 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
O livro a ‘’revolução dos bichos’’ seria uma fábula que se passa em uma granja, a qual inicialmente era liderada pelo senhor Jones. Mas, os animais se revoltam pelo modo o qual são tratados e resolvem fazer uma revolução quando em certa noite, o senhor Jones vai beber e os deixa famintos. Eles vão para o celeiro e ali inicia-se a revolução após uma reunião com todos os bichos. Liderados pelo porco Major, os animais se tornam inimigos dos humanos. Os porcos passam a liderar todos os outros animais e expulsam o senhor Jones da granja. O porco major era velho e em certo momento vem a falecer, mas seus ensinamentos permanecem e predominam mesmo após sua morte.
Todos os animais eram iguais uns aos outros, porém os porcos aprenderam ler e escrever e como eram os mais inteligentes, acabaram dominando. O porco bola de neve teve um plano de construir um moinho, mas o Napoleão (outro porco) era contra. Por conta disso, ocorre uma eleição na granja para ver quem se tornaria o próximo líder. Mas Napoleão, muito esperto, cria uma forma de fazer com que o porco bola de neve fosse expulso da granja, fazendo com que ele se tornasse o novo líder.
A partir daí a granja se torna uma ditadura na qual os animais sofrem novamente pois começam a serem explorados, só que desta vez pelos porcos. Napoleão decide enfim fazer o moinho, mas para isso eram necessários alguns instrumentos que os humanos tinham. E por este motivo, se inicia um contato comercial com os humanos. A partir disso, os porcos se mudam para a casa em que o senhor Jones morava, a famosa ‘’casa grande’’. Os argumentos usados era que eles eram mais inteligentes e que faziam muito esforço para liderar a granja e por conta disso, precisavam de um lugar melhor para descansar.
Ocorre uma tempestade que destruiu todo o moinho de vento e com isso vem a escassez de comida. Mas, o líder Napoleão procura deixar sempre boa impressão para os humanos de que está tudo bem e que eles possuem comida o suficiente. Alguns dos animais começam a se questionar que a vida está pior do que na época em que o senhor Jones ainda vivia na granja, onde percebem que estão trabalhando mais, há falta de alimento e o que os porcos haviam deixado de cumprir os mandamentos feitos no início da revolução. Os animais que questionaram tais fatos, foram rapidamente acusados de cumplices do Bola de neve e então foram mortos.
Os animais se revoltam mais uma vez porque Frederick e seus homens, invadem a granja e destroem o moinho. E então, de novo, expulsam os homens da granja. O cavalo Sansão, um dos animais que mais trabalhavam, adoece e Garganta avisa que irão busca-lo para fazer tratamento. Porém, quando o carro que levaria o cavalo para se tratar chega, os animais percebem que é um carro de matadouro através do que estava escrito no mesmo. Os animais aceitam a desculpa que o Garganta deu em relação a isso e o cavalo nunca mais aparece.
O tempo foi passando e os animais que viveram na época inicial, quando o senhor Jones morava na granja, foram morrendo. E o final, com um desfecho irônico, relata que os porcos se unem definitivamente aos humanos e o lema que era ‘’quatro patas bom, duas patas ruim’’ acabou indo por água a baixo.
Esta fábula seria uma basicamente uma crítica ao comunismo. Onde, os animais representam a classe operária e os seres humanos a burguesia. E a revolta em si, ocorre pelo fato de que os animais acham que estão sendo explorados pelo senhor Jones que fica com todo fruto de seus trabalhos.
...