Roteiro para Artigo Científico (Editável)
Por: AlvaroKeigii • 20/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 2.367 Palavras (10 Páginas) • 303 Visualizações
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo se houver
Nome completo do aluno[1]
Resumo
Esta, embora apareça primeiro, é a última parte do trabalho a ser feita, pois você só saberá qual é o exato conteúdo quando todo o artigo estiver terminado. O resumo deve ser escrito em parágrafo único, com espaçamento simples e conter uma breve introdução sobre o tema do trabalho, o objetivo da elaboração deste trabalho, o método utilizado para coletar as informações e as considerações finais sobre o tema abordado e, conforme se observa neste material, se constitui de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de tópicos, apenas. Para o tamanho, 100 a 250 palavras neste parágrafo único e, logo abaixo dele, as palavras-chave a representar o conteúdo do artigo – no máximo 5, separadas por ponto. Atenção: este roteiro de artigo já está com a formatação organizada de acordo com as orientações do manual da biblioteca da UMESP, portanto, mantenha os espaçamentos e tamanho de fonte de acordo com este original.
Palavras-chave: Lorem Ipsum. Aliquam. Pellentesque. Curabitur. Phasellus[2].
Introdução
A introdução é o item de apresentação do trabalho para o leitor. Ela irá despertar ou não a nossa vontade de continuar lendo o texto. Daí a importância das informações aqui apresentadas. Da mesma forma que o resumo, este item será reelaborado após a escrita dos tópicos ou subitens de desenvolvimento do artigo, quando você terá uma visão ampla do texto escrito.
Deve-se começar pela delimitação do tema, explicando a sua escolha e como chegou até a proposta ora apresentada. O objetivo principal da produção de um artigo científico é promover a divulgação de ideias inovadoras, além de propiciar ao escritor maior experiência na produção e organização de estudos usando técnicas e métodos científicos.
Para apresentar o seu trabalho metodologicamente, indique ao leitor qual o objetivo de tratar desse tema? Qual situação ou cenário o levaram a refletir sobre ele? Qual a relevância de se abordar o tema? Como o texto está organizado (a estrutura)? Quais são os conceitos principais que norteiam o trabalho? E, além disso, os elementos mais relevantes, na sua opinião, para direcionar o leitor.
Considere também a linguagem: evite o uso da primeira pessoa do singular, optando por manter o texto na terceira pessoa do singular, com uso da chamada impessoalidade do texto: “pretende-se, com este trabalho”, ou “a escolha do tema se dá pela discussão da sociedade na atualidade” etc., além de não deixar os parágrafos muito longos. Há, ainda a opção pela primeira pessoa do plural, visando demonstrar modéstia acadêmica: “pretendemos, com este trabalho”, “elaboramos a pesquisa”, “fizemos a análise”...
Uma característica dos trabalhos acadêmicos está relacionada ao fato de as afirmações do autor serem baseadas em evidências, comprovadas por outros autores que já tenham tratado sobre o tema. Isto não significa, porém, o fato de o autor do artigo não poder expressar suas opiniões sobre a temática, mas deve demonstrar qual processo lógico o levou a adotar a opinião apresentada e quais evidências a tornariam mais ou menos provável, fundamentando teoricamente seu texto.
A partir deste ponto, seguem sugestões para elaborar o seu texto de introdução. Opte por usar parágrafos curtos (de quatro a cinco linhas cada) na elaboração do texto, pois o tornam mais leve e às ideias ficarem mais bem organizadas. Não há obrigatoriedade no uso deste modelo, mas ele pode auxiliar na estruturação do seu texto:
Esta pesquisa se origina de (descreva aqui, em algumas linhas, a sua motivação para ter escolhido o tema), ou, o tema deste estudo merece reflexão porque (justificativa da escolha do tema se torna texto neste espaço).
Por isso, nosso objetivo com este estudo é ou, por isso, o objetivo deste estudo é... (aponte o propósito, os objetivos, mas sem separá-los, apresentando-os em formato de texto).
Deste modo, o texto a seguir está organizado em XXXXX seções. A primeira delas, (indicar o título) concentra-se em (faça uma breve descrição de cada divisão do trabalho). A seguinte seção (título) aborda (resumo da sessão) e a terceira (título) apresenta (síntese dessa sessão)
O conjunto das seções indicados no parágrafo anterior (não há limite para a quantidade de seções, mas evite “quebrar” muito o seu texto) forma o desenvolvimento do trabalho, o qual será apresentado antes das considerações finais.
Após as considerações, apresentam-se o título do trabalho, o resumo e as palavras-chave em língua estrangeira – preferencialmente a língua inglesa, seguidos das referências.
Título da primeira seção
Ressalta-se o fato de artigo não possuir capítulo. Ele é um texto corrido, mas há a possibilidade de ser subdividido em seções (ou partes). O propósito das seções é organizar melhor o conteúdo do texto por bloco temático.
Busque criar um equilíbrio na extensão das seções. Por exemplo, evite desenvolver uma seção com seis parágrafos e outra com dois. Algumas seções eventualmente serão mais longas que outras, afinal algumas delas demandarão mais reflexão. Mas, ainda assim, evite uma desproporção exagerada entre elas.
De modo geral, o conteúdo da primeira seção é mais conceitual. Esta seção se preocupa com o embasamento teórico da pesquisa, ou seja, com os conceitos sobre os quais o seu trabalho será construído.
Lembre-se de continuar escrevendo parágrafos curtos, pois assim você corre menos risco de aglomerar muitas informações e tornar o seu texto confuso e/ou enfadonho.
Gaste alguns parágrafos para explicar as principais ideias as quais sustentam a sua pesquisa. Cite definições para os conceitos oferecidas por estudiosos. Elas poderão ser diferentes umas das outras. Depois de registrar as diferentes definições pelos autores consultados (caso sejam mesmo diferentes), escolha aquela a melhor expressar o que você tem em mente. Explique por que você escolheu esta em vez de outra. Enfim, este é o espaço para você compor o seu quadro teórico.
Se for uma pesquisa histórica, esta primeira seção pode ser dedicada à reconstituição dos princípios desta história (Ex.: surgimento do movimento K, W Y; origem do tema X, Y, Z; criação da lei KWY).
...