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São Tomas Aquino

Por:   •  12/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

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SÃO TOMÁS DE AQUINO

O São Tomás de Aquino é um marco para todos aqueles que buscam a verdade.

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  • Nasceu 1225 no Castelo da cidade de ROCCASECCA;
  • Em 1230 começou seus estudos na Abadia de ROCCASSECA;
  • Em 1239 ele começou a estudar na Faculdade de Nápoles concentrando seus estudos em filosofia, gramática, retórica e lógica;
  • De 1245 e 1248 estudou em Paris e foi orientado por Alberto Magno;
  • De 1248 á 1259  cursou a faculdade de teologia fundada por Alberto Magno na cidade  Alemã de Colônia;
  • Em  1259 escreveu Suma Contra Gentios;
  • Em 1273 escreveu Suma Teológica;
  • Em 1274 no dia 7 de Março em Fossanova.

PRINCIPAIS OBRAS

  • Scriptum super sententiis;
  • Summa contra gentiles (Suma contra os gentios);
  • Summa theologiae (Suma Teológica).

 FRASES

  • "O primeiro degrau para a sabedoria é a humildade."
  • "Tenho medo do homem de um só livro."
  • "Para aqueles  que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível."

   A humildade  é o primeiro degrau para a sabedoria.”

“Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco , ele o conservaria no porto para sempre.”

“Com a vitória da Cruz , Cristo adquiriu para si o poder e o domínio sobre todas as gentes

 VIDA

Era chamado o mais sábios dos Santos e o mais Santo dos Sábios, aos 5 anos  foi enviado para estudar na Ordem Beneditinas de Monte Cassino onde sua família tinha a esperança de um dia ser o ABADE daquele mosteiro. Era muito inteligente e os beneditinos ficaram admirados pelo seu raciocínio  que colocou seu apelido como `boi mudo ` e dizia  que

quando esse boi mugir o mundo inteiro ouvirá seu mugido

Aos 19 anos fugiu de casa e se juntou aos dominicanos entrando na Ordem fundada por Domingues Gusmão. Ao se tornar discípulo de Alberto Magno que o descobriu.

SEUS PENSAMENTOS

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Formulou um sistema filosófico que conciliava a fé cristã com o pensamento de Aristóteles (investigação intelectual em primeiro plano),elaborando a síntese entre fé e ciência como centro dos seus interesses . Revolucionou o pensamento da época que era marcado pelo espiritualismo de Santo Agostinho(desprezo pela matéria),colocando a razão como um instrumento para se aproximar de Deus .Segundo Aquino “a inteligência é uma potência espiritual ,havendo no ser humano uma alma única, intrinsecamente unida ao corpo .”Embora subordinada à fé ,a razão funciona por si mesma, dentro de suas próprias leis, ou seja ,o conhecimento não depende da fé nem da presença de uma verdade divina no interior do indivíduo.

Na sua obra máxima, Suma Teológica, Aquino nos prova a existência de Deus sob o princípio aristotélico onde sustenta que nada está na inteligência que não tenha estado antes nos sentidos ,partindo de um princípio em que não podemos ter uma  idéia clara e distinta de Deus ,mas sim dos efeitos por Ele produzidos.

Teve grande influencia do pensamento Aristotélico, mas também tiveram outras influencias como de Agostino, Boécio, Avicena, Anselmo, Alberto Magno e outros. Suas teses são:

  • Distinção entre  essência e existência
  • Toda essência pode ser pensada sem que ela exista e essência é diferente de existência
  • Deus: todos os demais entes podem  ter recebido a existência dele e todos os entes em particulares essência e existência se misturam . Existência é causada somente por Deus é causa ato puro de ser.
  • Prova da Existencial de Deus. (cinco argumentos)

1º movimento se há movimento é porque há uma causa que o produz. Deus é a causa de todo movimento.

2º causalidade todas as coisas são feitas de causas que são efeitos de outras. Dessa não é feita nenhuma causa.

3º Distinção entre o necessário e o possível todos os entes mundanos são possíveis e não necessários e para que exista pressupõe – se a existência necessária de Deus.

4º grau diferente de perfeição um é mais perfeito que o outro e Deus é um super. Perfeitíssimo.

5º Deus responsável pela harmonia e governo do universo.

FÉ E RAZÃO[pic 4]

Deus é maior que todas as criaturas, pois é criador do mundo e do homem. Para Tomás fé e razão esta são perfeita harmonia.

Pensamento jurídico

Todo conhecimento deveria se submeter à teologia e a fé e a revelação, Tomás segue Agostino estabelecendo quatro leis provenientes de Deus, lei eterna, lei natural, lei divina, e a lei humana ou terrena.

ETERNA nada é criada temporariamente e sim suas essências são cridas por Deus eternamente.

NATURAL participação da criatura racional na lei eterna e são quatro leis naturais:

  • Tendência á sobrevivência ou extintos de sobrevivência;
  • Inicio para a procriação;
  • A busca para a verdade;
  • Instinto para sociabilidade.

 Pode se dizer se atitude ou algo é contra ou a favor do Direito Natural se corresponde em elevação natural ou se contrario não prescrito pelo Direito Natural.

  • As LEIS DIVINAS São santas nas sagradas escrituras velhas e novo testamento.
  • LEI HUMANA OU TERRENA objetivo é a paz social como o bem comum. Se o príncipe não governa segundo o bem comum a igreja apóia a rebelião de retirar o príncipe do poder.

CONTRIBUIÇAO COM A JUSTIÇA

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Sua contribuição foi pequena para a justiça se da a cada um o que é seu , Justiça Comutativa sua definição de justiça é decalque á de Ulpiano e classificou a justiça de distributiva e corretiva subdividindo em comutativa e judicial.

Aquino acrescentou a justiça legal ou a judiciária que é a participação de cada um segunda a capacidade na obra do bem comum.

Homem

Deus criou dois tipos de substancia corpóreas e espirituais (formas puras) distribuídas de matéria são os anjos.

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