Seminário ICMS
Por: Fredyy • 21/11/2017 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
Página 1 de 2
A regra-matriz de incidência tributária do ICMS-Importação, por sua vez, com previsão no art. 155, da CF/88, apresenta os seguintes componentes do antecedente e do consequente da norma-padrão:
- Critério material: operação de importação de mercadorias ou bens do exterior para o território nacional, sempre com o objetivo de permanência da mercadoria ou do bem importado, restando configurada a transferência da propriedade mediante negócio jurídico praticado pelo sujeito passivo com a finalidade de obter a disponibilidade jurídica da mercadoria ou do bem importado.
- Critério temporal: é o momento em que ocorre, no mundo do Direito, o critério material da norma-padrão; no caso do ICMS-Importação, o critério temporal é o exato momento em que é realizada a declaração de importação, que formaliza, juridicamente, a realização da operação de importação, embora a transferência fática da mercadoria ou do bem ocorra posteriormente, através do desembaraço aduaneiro (entrada da mercadoria no território nacional).
- Critério espacial: o espaço territorial do Estado ou Distrito Federal onde é ultimada a operação de importação da mercadoria ou do serviço mediante apresentação da declaração de importação.
- Critério pessoal: o sujeito ativo é o Estado ou Distrito federal onde ocorra a operação jurídica de importação da mercadoria ou do bem, ou seja, onde é realizado o negócio jurídico que implicará na incidência do tributo. Assim, o Estado que pode exigir o pagamento do imposto é aquele para o qual houve a destinação jurídica do bem ou da mercadoria importada. Por essa razão, a própria CF/88 estabeleceu que o tributo é devido sempre à pessoa política onde se encontra o domicílio ou estabelecimento do importador, sendo esta localidade considerada como aquela para onde o bem importado foi juridicamente destinado. O sujeito passivo é o importador, isto é, aquele que realiza o fato descrito na hipótese tributária. Assim, o sujeito passivo é aquele cujo nome figura na declaração de importação, sendo a pessoa física ou jurídica que celebra o negócio jurídico consubstanciado na aquisição de bem ou mercadoria que será transferida do exterior para dentro do território nacional.
- Critério quantitativo: a base de cálculo é o valor da operação de importação ao passo que a alíquota é definida pelo sujeito ativo competente para tributar o fato jurídico tributário.
Questão 2
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com