Sociologia Jurídica - Observação de Campo Simples
Por: Lukas Rodrigues • 19/5/2019 • Trabalho acadêmico • 810 Palavras (4 Páginas) • 124 Visualizações
Departamento de Segurança Pública
Sociologia Jurídica
ATIVIDADE FINAL
1 – Apresentação
Esse texto deriva de uma observação participativa, um trabalho de campo, no qual escolhi direcionar minha analise para o campo jurídico trabalhista. Mais especificamente, na oitava vara de trabalho de Niterói, RJ. Interessei-me por observar a área trabalhista devido ao seu caráter social. As diferenças entre as partes em si, no qual o direito do trabalho propõe a busca por um equilíbrio, uma proporção entre o empregado e o empregador. Onde a oralidade prevalece e a palavra falada é de importante valorização (acordos).
Após escolher o local de realização do trabalho, me direcionei ao oitavo andar do prédio com um bloco de anotações e uma caneta para registrar toda a audiência trabalhista. Logo assim que cheguei, observei que havia clientes esperando seus advogados que aparentemente se encontravam impontuais com o horário das audiências. Nesse contexto, aguardei um dos advogados chegar e chamar o seu cliente para entrar na sala de audiência. Aproveitei o momento e fui seguindo-os sem nos comunicarmos para a sala que ocorreria todo o processo.
Chegando no local, encontrei os representantes da outra parte; O advogado da empresa e a colaboradora que supostamente seria a ex supervisora da reclamante. Sentei-me no fundo da sala e comecei as anotações de todo o cenário apresentado a minha frente. Em nenhum momento o juiz questionou a minha presença. A audiência tratava do caso de uma ex funcionária que trabalhou durante 8 anos em uma empresa do ramo alimentício e supostamente foi forçada a pedir demissão.
Com o pouco conhecimento que tenho sobre a área jurídica, senti falta da figura da testemunha. Mas logo após entrarmos na sala, uma senhora “esbaforida” chegou para testemunhar a favor da reclamante.
Depois do cenário pronto para iniciar, alguém fechou a porta da sala pelo lado de fora.
Dando inicio a audiência trabalhista. Eu a minha analise e anotações.
2 – Descrição detalhada
Através do método etnometodologico, me atentei as falas e articulações dos advogados e do juiz para compreender o processo além da pura e simples aplicação da lei. A principio o juiz que aparentava ter seus 30 e poucos anos solicitou para o advogado da reclamante se pronunciar enquanto o caso. Nesse momento, o advogado proferiu em frases curtas e pouco convincentes que sua cliente havia sido forçada a pedir demissão, pois a empresa estava depositando um valor no bilhete único do vale transporte que não correspondia com os dias trabalhados mensalmente pela empregada.
Após ouvir o advogado da reclamante o juiz não esboçou nenhuma reação. A percepção que eu tive; era de que o juiz estava pouco interessado no caso e com pressa para terminar a audiência. Em decorrência da demanda que o aguardava ao lado de fora da sala.
Depois disso, o juiz sem expressão facial nenhuma pegou os papéis da mão do advogado da reclamante e se manteve em silencio por alguns minutos. Analisando os documentos.
Nesse momento, o advogado da empresa cochichou no ouvido do outro advogado. O que por sinal, soava como um ato antiético para o momento. Todos permaneciam em silencio e observando os dois cochichando. Exceto o juiz.
...