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SÓCRATES: MÉTODO DA MAIÊUTICA E A “PYSHÉ”

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

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PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

PEDRO H. SANCHEZ

RAFAELA L. PAIVA OLIVEIRA

REBECA E. ALMEIDA DIAS

REIVER ALVES SANTOS

SARAH L. MÁRCIO FERREIRA

SÓCRATES: MÉTODO DA MAIÊUTICA E A “PYSHÉ”

Dinâmica 3- Filosofia: razão e modernidade

Belo Horizonte

2019

1. Sócrates define como "conceitos universais" aquilo que é sempre igual, comum, constante; mesmo que haja variações, essas variações surgem a partir do "conceito universal". Exemplificando segundo Aristóteles, todo homem é um animal racional, e isso independe da forma que ele utiliza (ou não), dessa racionalidade, é comum a todos os homens essa capacidade intelectual. Em suma, como conceito universal o "homem é um animal racional" e todo "animal racional é homem”. – Sarah L. Márcio Ferreira

2. A palavra dialética (dialectique) vem do grego (dialektike) e em Platão é definido como a arte do diálogo (um ex. seria a oratória), perguntas e respostas que eram fundamentais a Sócrates na aplicação da maiêutica. O método de Sócrates recebia o nome de maiêutica, não só por fazer uma alusão ao substantivo mãe, mas porque em seu método Sócrates fazia com que as pessoas com quem ele conversava "dessem à luz “, dessem origem ao conhecimento verdadeiro.

A maiêutica seguia os seguintes passos: Sócrates estabelecia uma conversa com alguém e procurava saber as ideias ou conceitos dessa pessoa sobre determinado assunto. A partir de então ele declarava- se ignorante sobre algum termo que viesse a surgir durante a conversa, e pedia ao interlocutor alguma explicação sobre aquele termo. Ao perceber um equívoco ou contradição no argumento do interlocutor, Sócrates o direcionava a uma reflexão por si mesmo, a fim de que ele reconstruísse seu entendimento e desse a luz a definição universal do que lhe era questionado. – Reiver A. Santos

3. As principais acepções acerca do termo "psyché" são três, (1) "aquilo que distingue a vida humana, especificamente, de qualquer outra forma de realidade", em suma, o que faz o homem ser homem, sua essência; (2) entendida também como alma, "a nossa razão (a sede do logos) e a sede de nossa atividade pensante e de nossa ética operante", o que nos torna racionais e éticos; (3) sede da relação do eu com o consciente (a consciência, a personalidade intelectual e moral de cada cidadão). Dessa forma, no processo de aplicação da maiêutica o indivíduo é guiado na busca pelos conceitos universais através da "psyché", a capacidade intelectual, racional do homem. Conhecer a si mesmo, cuidar de si é encontrar e utilizar a "psyché" na busca do conhecimento, sendo esse um produto da aplicação da maiêutica. –Rebeca E. Almeida

4. Para Sócrates o essencial de um cidadão é a comunicabilidade. A vida na polis necessita de discussão sobre os assuntos essências a vida (verdade, virtude e outros). Sócrates exercia sua cidadania através da tentativa de despertar seus concidadãos para a vida virtuosa e justa, o agir democrático e político é contra e denuncia a violência, criticando os que a praticam. O essencial ao cidadão da polis seria o livre pensar, a liberdade de expressão. Seguindo essas afirmações o cidadão da sociedade contemporânea apresenta traços semelhantes aos da polis, há aqueles que lutam pelos seus direitos de livre escolha de gênero, liberdade de ser quem quiser desde que não venha ferir os direitos do outro, a busca pela justiça e uma vida virtuosa a todos seja essa busca através de políticas sociais, projetos menores e etc. Mas, há também os que partem do oposto, desviando do pensamento democrático, inibindo o livre acesso ao conhecimento, oprimindo pontos de vistas divergentes ao seu, estabelecendo um modelo como correto e justo a ser seguido, ferindo uma das principais características do ,"homem da polis", o livre pensar e a liberdade para expressar esses pensamentos.

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