TRABALHO T.DO CRIME DO LIVRO CARTAS A UM JOVEM ADVOGADO
Por: Neimararagao • 27/3/2020 • Resenha • 529 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
LIVRO CARTAS A UM JOVEM ADVOGADOO
O livro Cartas a Um Jovem Advogado com um autor carioca, sócio do escritório Barbosa, Müssnich & Aragão (BM&A) e especialista em assuntos empresariais. Ele tem 52 anos, 31 anos de advocacia e 26 anos de magistério e participou da venda do Banco de Investimentos Pactual para o UBS, por 2,6 bilhões de dólares, em maio de 2006, e da fusão de Americanas.com e Submarino, em novembro; ele também reestruturou o Magazine Mesbla, em 1997.
Ele começa seu livro, resumindo a sua carreira e dá dicas de como se tornar um bom profissional baseando-se nos seus conhecimentos prévios sobre a advocacia. O autor descreve, ao fluir dos capítulos, toda a sua experiência auxiliando os futuros advogados a se tornarem profissionais liberais éticos e inteligentes na carreira. O livro foi lançado no Rio de Janeiro em 2007, é dividido em vários capítulos distribuídos em mais de 150 páginas, sendo o foco narrativo em primeira pessoa do singular.
Ele cita os filmes “O Advogado do Diabo”, “O Mentiroso”, e “O Sol é para todos”, gravados em Hollywood, como uma negativa a fama dos advogados. E cita ainda a importância de um advogado ter que conquistar seu espaço, portanto tem que descobrir em que atividades se consegue se destacar no mercado na prática. A formação do advogado também é muito importante, mas vai além disso. O autor, apresentando a sua experiência própria, escreve que a faculdade e o estágio o diferenciaram de sua concorrência. A forma de estudar faz com que as informações se assemelhem na mente facilmente e os conhecimentos de pôquer, vale a pena ter outras formações para acrescentar a profissão como, engenharia e teatro são essenciais. Além disso, não só o estudo faz o advogado, mas a própria vivência de cada um é muito importante, pois a advocacia é uma carreira pública e para se dar bem é preciso saber lidar com todos os tipos de pessoas.
O livro Cartas a um Jovem Advogado` mostra a paixão, determinação e talento do autor pela profissão, além de encontrar orientações práticas para desenvolver uma vida profissional pautada em comprometimento, integridade, valores éticos e, sobretudo, garra e paixão.
O jovem advogado tem em mãos a oportunidade de refletir a respeito dos conselhos dados por um profissional entusiasmado, experiente e reconhecido, cuja atuação representa a quebra de alguns paradigmas na advocacia tradicional e empresarial do Brasil segundo ele. O Livro também traz um discursão de como as tendências de mercado, a importância da diversificação do conhecimento, o temido exame da Ordem, as diferentes possibilidades de atuação, os desafios e os dilemas éticos enfrentados pelos advogados no dia a dia, Francisco oferece uma perspectiva realista a respeito da prática profissional. Em alguns capítulos curtos, ele transmite os princípios e as convicções que norteiam sua carreira, ao mesmo tempo que relata histórias pessoais que marcaram sua vida.
Conclusão
O livro é recomendado aos futuros e aos formados advogados que buscam sempre o melhoramento pessoal e profissional na carreia e àqueles que querem um exemplo de experiência profissional e bem sucedida como ponto de partida. Além de ser uma boa dica de como é difícil e duro conquistar seu nome no mercado de trabalho
...