Teletrabalho Impactos Da Covid-19 Nas Relações De Trabalho
Por: mayara.almeida • 29/6/2023 • Artigo • 5.008 Palavras (21 Páginas) • 59 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE LEGALE
MAYARA DE ALMEIDA ARAUJO BARROS
TELETRABALHO IMPACTOS DA COVID-19 NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
PARAUAPEBAS
2023
MAYARA DE ALMEIDA ARAUJO BARROS
TELETRABALHO IMPACTOS DA COVID-19 NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
[pic 2]
PARAUAPEBAS
2023
TELETRABALHO IMPACTOS DA COVID-19 NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Mayara de Almeida Araujo Barros
RESUMO
Atualmente, a tecnologia está cimentada como uma realidade irrefutável. Novas formas de interação por meio de ferramentas de comunicação dominam as relações de trabalho em quase todas as atividades que os humanos realizam. No entanto, os avanços trazidos pelas novas descobertas não foram devidamente regulamentados pelos legisladores e estão em desenvolvimento social. O teletrabalho é visto como o futuro das relações de trabalho. Quando um trabalhador realiza tarefas em sua própria residência, ele oferece atrativas reduções de custos, que se traduzem em benefícios tanto para empregadores quanto para empregados, desde que observados os dispositivos da legislação trabalhista. A experiência tem demonstrado que o teletrabalho é uma realidade e tem sido reconhecido com sucesso em diferentes áreas de atividade.
Palavras-chave: Teletrabalho. Tecnologia. Produtividade.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2. CONCEITOS E EVOLUÇÃO DO TELETRABALHO..............................................5
3. O TELETRABALHO NA ATUALIDADE.................................................................7
3.1 Vantagens e Desvantagens...................................................................................7
3.2 Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)...............................................9
3.3 Benefícios do teletrabalho.....................................................................................10
3.4 Desafios do home office.......................................................................................12
3.5 Pandemia – COVID-19..........................................................................................14
3. CONCLUSÃO.........................................................................................................16
4. REFERÊNCIAS......................................................................................................17
1. INTRODUÇÃO
Vale ressaltar que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem crescido de forma surpreendente devido às dramáticas mudanças ocorridas nos últimos anos devido à globalização e ao desenvolvimento tecnológico, e que quase todos os campos foram, o papel da tecnologia no ambiente de trabalho é cada vez mais importante, pois a maioria das empresas, governos e sociedades estão interconectados e utilizam as mais diversas TICs.
Nessa perspectiva, surgem simultaneamente oportunidades e desafios para as instituições públicas e privadas, e o teletrabalho é um deles, por ser orientado para resultados e porque pode proporcionar melhor qualidade de vida, como destaca Rocha e Amador (2018, p. 152-162) “com o enorme crescimento e popularidade das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a possibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar tornou-se uma realidade muito acessível e muitas vezes atraente". Segundo o presidente da SOBRATT (2018) o teletrabalho é uma tendência mundial que envolve 32,5% da população economicamente ativa e é utilizado por aproximadamente 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.
Neste contexto, as relações laborais mudaram nas últimas décadas, impulsionadas pelas novas tecnologias de informação e telecomunicações, novas formas de organizar a produção, a forma como as empresas são geridas , e a globalização do capital, culminando no surgimento de novas formas de trabalho.
Com o desenvolvimento dos métodos de comunicação, os colaboradores não precisam mais trabalhar na sede da empresa. Em uma era de conectividade infinita, a própria casa do empregado, seu carro, o metrô, o avião, podem ser vistos como locais de trabalho, fazendo com que a atividade econômica se afaste cada vez mais do modelo tradicional de concentração de trabalhadores no mesmo lugar.
O teletrabalho pode gerar empregos altamente especializados e de menor especialização, beneficiando um grande número de trabalhadores, inclusive alguns atualmente excluídos do mercado de trabalho.
O objetivo deste trabalho é discutir o conceito de teletrabalho, destacar a necessidade de melhor regulá-lo no Brasil.
2. CONCEITOS E EVOLUÇÃO DO TELETRABALHO
À medida que as TIC vão surgindo e evoluindo, desenvolvendo novos modelos organizacionais e de gestão, isso trouxe mudanças antes inimagináveis na relação entre as pessoas e o trabalho (HAU; TODESCAT (2017). Da mesma forma, segundo Nohara, Acevedo, Ribeiro e Silva (2010), afirmam que o teletrabalho é viabilizado pela democratização das TIC e, sobretudo, por uma inovação organizacional que termina no espaço e no tempo.
Estrada (2010, p. 104) define a Internet como:
No caso da internet, não é apenas um meio, como um telefone ou sistema de e-mail, é um lugar, uma comunidade virtual onde as pessoas se encontram, conhecem, fazem amizade, iniciam uma relacionamento amoroso. Na área de marketing, os profissionais fazem contato com os clientes onde quer que estejam, forme equipes de trabalho com outros em regiões ou países distantes, desenvolva e execute projetos, troque informações em tempo real sem que eles precisem se encontrar pessoalmente, resultando em produtos úteis para comunidade científica, formada por pessoas "ausentes" (ESTRADA, 2010, p. 104).
...