Topicos emergentes em segurança publica II
Por: hiuri da silva • 4/10/2015 • Dissertação • 1.168 Palavras (5 Páginas) • 290 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] |
|
Disciplina: Tópicos Emergentes em Segurança Pública II
Curso: Gestão em Segurança Pública
Professor Tutor:
Nome do aluno: wesley figueredo
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia atentamente os enunciados das questões e responda:
[pic 4] [pic 5]
[pic 6]
1ª Questão (4,0 pontos)
Acontecia no país fictício de Schalapa, uma série de movimentos sociais contestatórios ante a deficiente situação sócio-econômica na qual se encontrava parte da sociedade local, menos favorecida.
Greves, badernas, passeatas, ações físicas contra bancos e instalações governamentais e outras manifestações, todas conduzidas por entidades representativas de classes identificadas por seus “slogans” e bandeiras.
Por vezes decorriam, dessas manifestações e confrontos com os órgãos de Segurança Pública, pessoas vitimadas, algumas com maior gravidade e até mortos de ambos os lados contendores.
Ante a essa situação, responda justificando, aos seguintes questionamentos:
a. As ações descritas revelam práticas terroristas? Justifique sua resposta em um texto dissertativo de 4 a 6 linhas.
Levando-se em consideração que, conforme estudado no material didático, a ação terrorista é caracterizada, em simplórias palavras, pela incidência sobre inocentes e pela repercussão do ato praticado, pode-se rogar que a série de movimentos sociais ocorridos em Schalapa é classificada como ato terrorista, porquanto esses têm motivação sócio-econômica – o que certamente está liga à política – e dentre os alvos escolhidos encontram-se pessoas ou instituições não ligadas ao sistema formal de Segurança Pública. |
b. Por meio da análise da situação acima, pode-se identificar fatores condicionantes e precipitantes para ações terroristas? Justifique sua resposta de forma fundamentada em um texto de 4 a 6 linhas.
Diante das definições estudadas acerca de fatores condicionantes e precipitantes, pode-se aduzir que aqueles são construídos ao longo de um prazo considerável e esses são situações que ocorrem a pouco tempo do ato terrorista em si. Nesse través, podemos alegar que não há condições precipitantes no ato em tela. No entanto, pode-se rezar que o contexto da deficiente situação sócio-econômica na qual se encontrava parte da sociedade local, pode ser considerado um fator condicionante.
c. Como pode-se classificar as vítimas desses embates? Justifique sua reposta de forma fundamenta em um texto dissertativo de 4 a 6 linhas.
Depreende-se do texto motivador dessa interessante contenda que há três categorias de vítimas desses atos: bancos, instalações governamentais, órgãos de Segurança Pública e pessoas inocentes. Cremos que os ataques aos bancos devem-se ao fato de que na conjuntura atual os bancos representam um importante “braço” financeiro dos Governos, nesse sentido podem-se classificar os bancos como vítimas estratégicas. Já as instalações governamentais e órgãos de Segurança Pública são considerados vítimas políticas. E, por fim, as pessoas inocentes são classificadas como vítima tática.
d. Pode-se afirmar que situação apresentada indica que Schalapa é governado por regime totalitário/ditatorial? Justifique sua reposta de forma fundamenta em um texto dissertativo de 4 a 6 linhas.
Das informações contidas no texto introdutório não podemos afirmar com total certeza o tipo de governo implantado no país fictício, entretanto, caso voltemos à definição já apresentada anteriormente nesse trabalho acadêmico, é imprescindível que o ato terrorista goze de notoriedade, e, portanto, é pouco provável que em países que adotam o regime autoritário ocorra um ato dessa natureza, porquanto o aludido atentado não usufruirá de repercussão tendo em vista que o governo detém o controle sobre os meios de imprensa.
...