Tópicos Emergentes Em Segurança Pública III
Dissertações: Tópicos Emergentes Em Segurança Pública III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/10/2013 • 428 Palavras (2 Páginas) • 965 Visualizações
Disciplina: Tópicos Emergentes em Segurança Pública III.
Curso:
Professor :
Nome do aluno:
Código acadêmico:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 – Uma das bases da Polícia Comunitária é a aplicação de metodologias para estruturar a resolução de problemas junto com a Comunidade. O conceito de problema para a Polícia Comunitária possui um contexto diferente do aplicado na polícia tradicional, muito mais voltada para a ação reativa aos crimes ocorridos. Com base nos conceitos de problema apresentados observe a comunidade onde você vive ou trabalha e relacione pelo menos 5 situações que representem problemas, sob a ótica da Polícia Comunitária. (3,0 pontos)
O diminuir o distanciamento entre as Policias e o cidadão, a criação do CONSEG na comunidade, a agregação dos lideres comunitários ao agentes públicos, desenvolver o espírito cívico e comunitário na comunidade; propor a definição de prioridades de segurança da comunidade; levar à Secretaria de Estado da Segurança Pública as reivindicações e queixas da comunidade
Questão 2 – Segundo estudos realizados nos Estados Unidos e no Canadá a diminuição no tempo efetivo de resposta não influencia na probabilidade de prender o delinquente ou na satisfação dos cidadãos envolvidos. Analise esta afirmação sob a ótica do modelo de Polícia Comunitária, elaborando uma análise crítica entre 10 a 20 linhas. (3,0 pontos)
Questão 3 – “Fazendo um paralelo com a prática policial brasileira, fica evidenciado que no Brasil a polícia se filia ao modelo Latino e pratica, prioritariamente, os postulados da escola de polícia anglo-saxônica”. Tomando por base a frase acima, analise o modelo policial brasileiro e liste as principais características que permitem classificá-lo tanto no modelo Latino, quanto no modelo Anglo-Saxônico. (4,0 pontos)
Escola de Polícia latino (mais voltado a Polícia Militar Brasileira)
A preservação da ordem pública; o policiamento ostensivo obtendo maior contato com a sociedade e prevenindo delitos; e o militarismo.
Escola de polícia anglo-saxônica (mais voltado a Polícia Civil Brasileira)
O foco desta escola de polícia é a identificação da autoria do crime para punir o criminoso, especializando-se na investigação criminal, no combate ao criminoso e na severa sanção a quem tenha cometido uma infração à legislação vigente; não é militarizada; não prioriza o policiamento ostensivo; Seus agentes até podem participar na vida diária da comunidade, mas isto não é o objeto da organização; não existe uma interação, permitindo detectar sinais de anormalidade e agir com antecipação.
Tendo ciência que ambas as Polícias, Civis e Militares, utilizando partes da fundamentação das duas escolas.
...