Trabalho de Psicologia
Por: jandersonboy • 26/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 413 Visualizações
Faculdade Pitágoras
Matéria: teoria jurídica do direito penal
Turno: noturno
Serie: 1º semestre
Curso: direito
Professora: Jianine Pichite
Aluno Janderson dos Santos Barbosa
Trabalho de teoria jurídica do direito penal.
Questionário das seções 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 2.1
- Seção 1.1 Questão 2. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
I – As normas penais podem ser classificadas em preceptivas, proibitivas, permissivas, primárias ou secundárias, conforme o comando e previsão de sanção.
II – Quando falamos de matéria penal, não há diferença entre interpretação e integração da norma, que sempre precisará ser interpretada e completada por outra norma para que possa ser aplicada.
III – As fontes materiais representam a fonte de produção das normas propriamente dita. Somente o Estado (União) pode produzir normas penais, não havendo nenhuma exceção.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Apenas II e III estão corretas.
d) Todas estão corretas.
e) Nenhuma está correta.
A questão correta é a letra “B” apenas I e III estão corretas. A alternativa I está correta por quer na pagina 16 fala que elas se classificam em “preceptivas, proibitiva ou permissivas, primaria e secundaria”. Na alternativa III também estar correta porque na pagina 15 fala que nas fontes matérias em regra somente a união pode produzir normas penais. Já a alternativa II esta incorreta porque na pagina 20 fala que a diferença a interpretação as varias formas de interpreta e a integração que é a analogia.
- na seção 1.2 questão 1. Esse princípio é o núcleo do sistema penal e garante que ninguém será processado ou punido por crime que não esteja previamente definido em lei:
a) Princípio da intervenção mínima.
b) Princípio da reserva legal.
c) Princípio da humanidade.
d) Princípio da individualização da pena.
Na seção 1.2 questão 1 a resposta correta é a letra “B” principio da reserva legal pois no art. 5º XXXIX da CF assim prever “não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem previa cominação legal” as alternativa A, C e D estão incorretas porque cada principio tem sua particularidade e difere do principio da reserva legal.
- Na seção 1.3 questão 3. Quanto ao princípio da proporcionalidade:
I – a pena não pode ser maior que o grau de responsabilidade previsto na norma penal para a prática do fato criminoso.
II – É reflexo da intervenção mínima e fragmentariedade.
III – Pode ser entendido como um sinônimo de justa retribuição.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Nenhuma das afirmativas está correta.
Na seção 1.3 questão 3 quanto ao principio da proporcionalidade a alternativa correta é a letra “D” todas as afirmativas estão corretas porque todas as alternativas se referem ao principio da proporcionalidade I quando falam que a pena não pode ser maior que o grau de responsabilidade II é reflexo da intervenção mínima e por ultima a III pode ser entendido como em sinônimo de justa retribuição.
- Na seção 1.4 questão 3. Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
I – As leis temporárias e excepcionais são autorrevogáveis, o que significa dizer que não dependem de outra lei para serem revogadas.
II – No caso da lei temporária, sua vigência se encerra na data prevista no texto legal, e no caso da lei excepcional, sua vigência acaba quando cessadas as condições anormais que autorizaram sua criação.
III – As leis temporárias e excepcionais são ultrativas, o que implica na possibilidade de aplicação futura a um fato ocorrido durante sua vigência.
a) Apenas I e II estão corretas.
...