Trabalho de Psicologia Forence
Por: LadyVan • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 858 Palavras (4 Páginas) • 231 Visualizações
Celso Beltramini, RA: 8403987807
Isac Cruz Vieira, RA: 8087874777
Sandro Schiavo – RA: 8404100801
Sara Rodrigues Bueno Ifanger - RA: 8247981103
Vanessa Fernandes Santos - RA: 8207815410
Trabalho – Psicologia Forense
Criminalidade Infantil
Faculdade Anhanguera de Valinhos
02 de Junho de 2014
Criminalidade Infantil
Composição:
1 – Introdução
2 – Definição do problema
3 – Objetivos
4 – Justificativa
5 - Conclusão
1 – Introdução;
É sensível o aumento da criminalidade infantil, ou pelo menos a percepção desta. Desde o direito básico da criança o alimento, a educação, a moradia, vício dos pais, violência sexual e em destaque a pressão social do consumo descontrolado, demonstra que a criminalidade vem cada dia mais presente em nosso campo visual e nos meios de comunicação.
Ainda, a televisão em seus programas policiais diurnos e noturnos, com ”passaporte e visto” para entrar nos lares brasileiros, mostram que a violência dos pais somada a questão da prostituição infantil e adolescente, o uso de drogas, ingestão de cola, ausência de escolaridade, famílias sem qualquer tipo de planejamento, inchamento demográficos das grandes cidades, dando origem às favelas, mas não somente nelas, estamos literalmente sabendo desta situação.
2 – Definição do problema;
A atual legislação onde podemos nos preocupar com o futuro de nossas crianças e adolescentes, apesar de bem intencionada não está demonstrando baixa eficácia e eficiência.
Nossas crianças e adolescentes estão envolvendo-se em jogos, boates, bares e lanchonetes até altas horas da noite, as constantes crises conjugais, o ócio, o tédio, a violência, as drogas, as imagens de televisão banalizando de forma explícita o sexo em horários nobres, a igreja que perdeu ao longo dos anos o seu papel junto da família, pois que busca, muito mais, sua promoção política do que promoção da alma de seus fiéis, tudo isso, por certo choca a criança, choca o adolescente que não conseguindo por sua imaturidade filtrar todas essas informações, acaba por absorvê-las, consumindo-as como se fossem o primado de nossa cultura.
A maioria, de menores que cometem atos infracionais encontra-se entre os de baixa renda, ou de nenhuma, comprovando que são determinantes para o aumento da criminalidade, pois que a sociedade não lhes reserva qualquer oportunidade, e mesmo que lhes dessem chance a sua precária alimentação, ao longo dos anos, não lhes permite competir ‘em pé de’ igualdade com os que tiveram uma infância saudável. É verdade, também que a classe social mais privilegiada enfrenta os mesmo problemas, só que ao contrário, pois esta estrutura familiar perdeu a autoridade para com os seus filhos que viraram vítimas de uma legião de miseráveis que estão à sua espreita.
3–Objetivos;
O objetivo deste trabalho é o de entender, analisar e formar consciência crítica sobre o tema.
Como universitários e futuros advogados, temos a obrigação de promover melhorias e sugestões ao sistema atual para que diferentemente da situação atual, tenhamos um futuro bem diferente e muito mais promissor às nossas crianças e adolescentes.
4 – Justificativa;
Como justificativa para este trabalho sugerimos apresentar a “problemática” do aumento da criminalidade infantil e seus reflexos na sociedade, bem como quais serão as ações do Estado e seus representantes para a completa eliminação e ou atenuação dos efeitos maléficos atualmente vividos pela população.
...