Trabalho escravo
Por: Thamaralima94 • 16/4/2015 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 1.152 Visualizações
Trabalho escravo no Brasil
O trabalho escravo é a forma mais grave de exploração do ser humano, atualmente pode ser dizer que o trabalho escravo ainda existe em nosso país.
No documentário “Correntes” mostra trabalhadores rurais que migra em busca de serviço e acaba se tornando escravo de fazendeiros impedidos de fugir por conta de dividas e violência e ate por sofre ameaça de morte.Pode ser ver que o trabalho escravo se concentra mas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Atualmente a vários mecanismos que atuam na prevenção e repressão ao trabalho escravo no Brasil, são eles o Ministério do Trabalho e Emprego que promover o desenvolvimento da cidadania nas relações de trabalho e a fiscalizar o cumprimento das normas de proteção ao trabalho. A justiça do trabalho que atua decisivamente com o combate da escravidão. A OIT que é responsável pela elaboração e controle de execução de políticas e programas da organização internacional do trabalho. Enfim, existem inúmeras organizações não governamentais que dedicam esforços a preservação do trabalho digno, uma entidade que tem um papel relevante é a ONG Repórter Brasil em que Identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas.
A legislação brasileira estabelece que o empresário é o responsável legal por todas as relações trabalhistas de seu negócio, por meio do artigo 149 do Código Penal, considera que podem configurar trabalho em condições análogas às de escravos: trabalhos forçados, jornada exaustiva, condições degradantes e servidão por dívida. Os Trabalhadores que é flagrando nessas condições podem pegar de dois anos de prisão e multa.
...