Trabalho sobre o filme "O JÚRI"
Por: Wesley Cláudio • 18/4/2022 • Resenha • 1.426 Palavras (6 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SANTÍSSIMA TRINDADE – CESST
FACULDADE SANTÍSSIMA TRINDADE – FAST
BACHARELADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS (DIREITO)
Wesley Cláudio da Silva
FILME: “O JÚRI”
Nazaré da Mata
27/11/2021
Wesley Cláudio da Silva
FILME: “O JÚRI”
Trabalho apresentado à disciplina Direito Empresarial II do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Santíssima Trindade FAST como requisito parcial para a obtenção de nota.
Orientador: Prof. Jeroneyde Brito
Nazaré da Mata
27/11/2021
Resumo
O filme “O Júri” conta a história de um empresário que foi assassinado e por isso sua esposa resolveu processar uma empresa fabricante de armas, por acreditar que o fabricante facilitou a compra do assassino, o que o levou a seu marido. Na ação movida pela esposa da vítima, foi exigida a indenização pelos danos sofridos. A empresa de armamentos que nunca perdeu um processo dessa natureza, contrata advogados experientes e escolhe jurados a seu favor, além de investigar o passado.
Palavras-chave: Filme. Júri. Empresa. Ação.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
3. CONCLUSÃO 7
4. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................... 8
Título do Filme: “O Júri”
Diretor: Gary Fleder
Autor: John Grisham
Data de Lançamento: 17 de outubro de 2003 (EUA)
Adaptação de: The Runaway Jury
INTRODUÇÃO
Podemos dizer que o filme “O Júri” é um drama que relata a história da formação do Tribunal do Júri americano. E seguindo essa linha, a história mostra como o corpo de jurados pode ser facilmente manipulado, afim de garantir os interesses do lado que pode, por exemplo, pagar mais pelo veredicto. No filme a trama é desencadeada com o assassinato do corretor Jacob Woods, um pai de família, durante um tiroteio na empresa que trabalha, sendo o assassino um ex-funcionário da empresa, que decide se vingar. Logo após sua demissão ele adentra o prédio com uma arma e mata onze pessoas, entre elas está o Sr. Woods. A viúva, Sra. Woods, move então uma ação contra a indústria de armas Fix Boarns Fire Arms pleiteando uma indenização pela morte do seu marido, o caso é levado ao tribunal do júri. A postulante é defendida pelo escritório do advogado Wendell Rohr, papel de Dustin Hoffman, que acredita na moral e ética para obter o sucesso da causa; do outro lado está o importante papel desempenhado pelo experiente e renomado, Rankin Fitch, papel de Gene Hackman, um consultor de júri contratado pela indústria de armas par a selecionar as pessoas que compõem um júri mais favorável para o seu cliente. Os papéis principais do filme são interpretados por John Cusack, no papel do jurado Nicholas Easter e sua namorada Marlee, interpretada pela atriz Rachel Weisz, que são as peças chaves para a virada da história. E de maneira espetacular o filme segue se desenvolvendo cheio de elementos capazes de impressionar qualquer telespectador, como é caso das partes em que podemos ver o jurado Nicolas Easter, auxiliado por sua mulher exercendo sua influência sobre o júri de forma a garantir a derrota dos fabricantes de armas sendo capaz de manipular ideologicamente os membros do júri durante as reuniões secretas, fazendo com que a sua opinião sempre acabe sendo aceita pelos jurados.
DESENVOLVIMENTO
É difícil escolher apenas alguns momentos do filme, pois se trata de uma obra muito rica em detalhes, intrigas e reviravoltas. Ao decorre do filme vemos momentos que merecem destaque como quando o Nicholas e Marlee colocam em prática o plano para que Nicholas seja um dos jurados escolhidos com intuito de manipular os outros jurados do caso, então Nicholas consegue influenciar a maioria do corpo de jurados, devi do à sua capacidade de argumentação e a algumas chantagens. Nicholas e Marlee fazem chantagem para ambos os lados do processo oferecendo dinheiro em troca de influência da tendência do júri. Sabotagem, agressões, corrupção, manipulação, marcam o filme, ao s e aproximar da hora da sentença e com medo de ser derrotado, o Sr. Fitch transfere os quinze milhões de dólares pedidos por Marlee. Após a transferência do dinheiro, Nicholas recebe um aviso de Marlee e influencia seus colegas jurados para que façam a es colha correta, baseada na coerência com os fatos, não importando seus interesses pessoais ou os problemas que eles sofrem, pois devem esquecer o que acontece lá fora e agir com o coração, essa é a decisão certa a se tomar. O objetivo do casal é atingido, e os jurados condenam a indústria de armas Fix Boarns Fire Arms a pagar par a Sra. Woods a quantia de U$$ 1 milhão por danos morais e mais U$$ 100 milhões por rendas futuras do fabricante. No passado, eles também foram vítimas de um tiroteio em uma escola na cidade onde moravam e uma das nove pessoas que morreram naquele dia foi a irmã de Marlee. O caso foi levado a júri pelo município contra a uma indústria de armas, que contratou o Sr. Fitch para consultoria do júri e acabou comprando o veredicto final, levando o município à falência. Em busca de justiça, os dois jovens se infiltram no júri com o intuito de atingir mesmo a indústria de armas e o Sr. Fitch. No final, Nicholas e Marlee ainda encontram o Sr. Fitch e o aconselham a se aposentar, caso contrário levarão o comprovante de transferência do dinheiro da compra do veredicto para a polícia, denunciando todos os seus crimes e os 15 milhões de dólares transferidos serão repartidos entre as famílias das vítimas do tiroteio na escola. E é exatamente todo esse contexto de falcatruas que foram descritos anteriormente, que marcam um julgamento com júri popular nos Estados Unidos, revelando detalhes poucos conhecidos do grande público, como a manipulação de jurados e a compra de veredictos. Dessa forma, podemos ver que é isso que o filme segue retratando durante todo desenrolar da trama.
...