Traumatismo craniano
Por: patriciabaptista • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 265 Palavras (2 Páginas) • 693 Visualizações
TRAUMATISMO CRANIANO
O traumatismo craniano é uma classificação ampla que inclui a lesão do couro cabeludo, crânio ou cérebro. É a causa de morte mais comum por trauma nos estados unidos. As causas mais comuns são por acidentes com veículos automotivos, violência e quedas.
FISIOPATOLOGIA
A pesquisa sugere que nem todo comprometimento cerebral ocorre no momento do impacto. O comprometimento do cérebro devido a lesão traumática assume duas formas: lesão primaria e lesão secundaria. A lesão primaria é o comprometimento inicial do cérebro que resulta do evento traumático. Isso pode incluir contusões, lacerações e vasos sanguíneos rompidos por impacto , aceleração/desaceleração ou penetração de objeto estranho. A lesão secundaria evolui durante as horas e dias seguintes á lesão inicial, devendo-se principalmente a inchaço ou sangramento. O cérebro lesado é diferente das demais áreas corpóreas, devido suas características próprias, pois se localiza dentro do crânio, que é um compartimento fechado rígido, dessa maneira, qualquer sangramento ou edema dentro do crânio aumenta o volume do conteúdo dentro de um continente de tamanho fixo, podendo, assim provocar pressão intracrania elevada. Podendo causar o deslocamento do cérebro para baixo ou lateral, através das ou contra as estruturas rígidas do crânio. Isso causa restrição do fluxo sanguíneo ao cérebro, diminuindo a liberação de oxigênio e a remoção de resíduos. As células dentro do cérebro ficam anoxicas e não conseguem metabolizar de forma adequada, produzindo isquemia, infarto, lesão cerebral irreversível e, mais adiante, morte cerebral.
MANIFESTAÇÕES CLINICAS
Os sintomas, a despeito da lesão local, dependem da gravidade e da distribuição da lesão cerebral. Em geral, a dor localizada e persistente sugere que a fratura
...