Traumatismo Raquimedular
Artigos Científicos: Traumatismo Raquimedular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rcvfisio • 23/5/2014 • 935 Palavras (4 Páginas) • 1.299 Visualizações
Exercícios Traumatismo raquimedular
1) O trauma constitui um problema no atendimento pré-hospitalar. Nesse atendimento, deve-se realizar todas as fases do atendimento inicial, exceto a alternativa:
a) Ressuscitação.
b) Reposição hipovolêmica.
c) Estabilização da via aérea.
d) Avaliação secundária detalhada.
2)No atendimento ao paciente politraumatizado grave, deve-se rapidamente identificar lesões e instituir medidas terapêuticas. A avaliação rápida e eficiente, respeitando-se uma sequência lógica de prioridades para manutenção da vida. Leia atentamente as afirmativas e seguir e assinale a alternativa correta à ordem de prioridades a esse paciente:
a) vias aéreas com controle da coluna vertebral; respiração e ventilação, circulação com controle de hemorragia; avaliação neurológica; exposição e controle ambiental.
b) vias aéreas prévias; avaliação neurológica; respiração e ventilação; controle de hemorragia; controle da coluna lombar.
c) respiração e ventilação; circulação com controle da hemorragia; vias aéreas prévias.
d) circulação e controle de hemorragia; respiração e ventilação; vias aéreas prévias e controle ambiental.
3)Com relação à assistência às vítimas de trauma, é correto afirmar, exceto:
a) trauma não é grave problema de saúde pública.
b) o melhor método de abertura de vias aéreas no trauma é o alinhamento e estabilização da cabeça, elevando o queixo.
c) Checar a segurança da cena do acidente, antes de socorres uma vítima de atropelamento, não é um simples detalhe dispensável.
d) Em toda vítima politraumatizada, deve-se imobilizar a coluna cervical e abrir as vias aéreas com a projeção do ângulo da mandíbula como primeiro passo.
4) A escala de Glasgow é bastante utilizada em alguns pacientes gravemente enfermos. Essa escala tem finalidade de:
a) Avaliar o nível de consciência, por abertura ocular, melhor resposta verbal e melhor resposta motora, além de só ser realizada por médicos treinados com especialização em neurologia.
b) Avaliar o nível de coma, por abertura ocular, melhor resposta verbal e melhor resposta motora, com exames complementares como Doppler e o ECG.
c) Avaliar o nível de consciência, por abertura ocular, melhor resposta verbal e melhor resposta motora.
d) Avaliar o nível de coma, por abertura ocular, melhor resposta verbal e melhor resposta dolorosa e melhor resposta olfativa.
5) O traumatismo raquimedular constitui uma grave ocorrência nos prontos-socorros.
Assinale a alternativa correta sobre as intervenções imediatas nestes casos:
a)Realizar curativos nas lesões evitando a infecção que agravará o quadro desta vítima.
b)Realizar imobilização cervical com o uso de colar cervical.
c) Realizar a hiperextensão da coluna vertebral e colocar o paciente na posição anatômica, desobstruindo as vias aéreas.
d)Puncionar veia calibrosa, infundir sôo fisiológico.
6) Assinale a alternativa que apresente as principais lesão da coluna em adultos:
a) Quedas de bicicleta, incidentes de mergulhos em lugares rasos, colisões de motocicletas, quedas e Lesões ulcerantes.
b) Colisão de veículos, incidentes de mergulhos em lugares profundos, colisões de bicicleta, quedas e Lesões esportivas.
c) Colisão de veículos, incidentes de mergulhos em lugares rasos, colisões de bicicletas, fraturas de fêmur.
d) Colisão de veículos, incidentes de mergulhos em lugares rasos, colisões de motocicletas, quedas e Lesões esportivas.
7) Mergulho em águas rasas é uma das primeiras causas de acidentes que causam lesão na medula. O socorro no caso de acidentes é essencial para o quadro do paciente, mas desde que seja feito da forma correta. Marque a alternativa que melhor descreva este procedimento.
a) Se a vítima ainda está na água é necessário retirá-la, com movimentos suaves, tentando não manipular a cabeça ou o pescoço, para que ela não se afogue. Ao chegar à margem, mantenha a pessoa deitada, mantendo sempre a imobilização e alinhamento da cabeça e pescoço, chame ajuda de bombeiros ou ambulância; realize a avaliação primária da vítima
...