Tributação Sobre o Patrimonio
Por: Daniel Augusto • 29/4/2019 • Resenha • 429 Palavras (2 Páginas) • 109 Visualizações
REFERÊNCIA:
EDMONDSON, Amy C.; FREI, Frances X., Transformação no IRS, Boston: Harvard Business School Publishing, 2002. p. 1-26.
O presente artigo visa nos informar sobre as transformações administrativas sofridas pelo IRS Internal Revenue Service (órgão semelhante a Receita Federal do Brasil), responsável pela arrecadação de tributos. A partir da necessidade e da exigência da lei fez-se extremamente imperioso realizar uma reforma nesse sistema que encontrava-se defasado e foi assim que em 1996 com a criação de uma comissão presidencial houve o exame do IRS bem como de suas operações que resultou em recomendações que foram transformadas em lei em a partir de 1997.
Em 1998 foi criada a lei de Reestruturação e Reforma que trouxe grande transformação, haja vista, o IRS não focar mais na mera arrecadação de impostos, mas sim em atender seus clientes. A partir de então o texto nos apresenta todo um histórico das mudanças sofridas ao longo dos anos pela tributação nos Estados Unidos da América que surgiram após varias críticas e observações que vieram ao longo do tempo como aprovações de novas leis, aprimoração no serviço de tecnologia e dos profissionais envolvidos, da própria estrutura organizacional, Reorganização das centrais de Atendimento, dentre outras que trouxeram significativa mudança ao defasado e complexo que vivia a IRS naqueles tempos.
Do ponto de vista acadêmico, não poderia descartar a obra como fonte de conhecimento sobre as mudanças que sofreu o sistema de arrecadação de impostos nos Estados Unidos tendo em vista toda análise histórica em comparação direta a necessidade de transformação, sendo ainda importante mencionar a necessidade de evolução que deveria existir em todos os órgãos fiscais. Considero ter o autor alcançado o objetivo desejado, utilizando-se de uma linguagem simples, objetiva e esclarecedora, deixando o leitor a vontade para mergulhar no assunto proposto.
Em uma analise mais aprofundada do assunto não me restam duvidas de que estes órgãos devem buscar aprimoramento constante em toda sua estrutura, como foi descrito que houve nos Estados unidos, seja em seus serviços de atendimento, estrutura organizacional ou qualquer outro setor.
A partir desta ideia concluo pela necessidade em se tomar esta reestruturação como modelo para outros países como o brasil que necessitam, haja vista, ser perceptível os benefícios trazidos, pois em nosso país não há preocupação com o cliente mas sim com a arrecadação e fica simples ver os fatos pois vemos que em todos os setores temos serviços ineficientes, péssimas centrais de atendimento, funcionários despreparados, e até mesmo no âmbito da criminalização onde hoje havendo o pagamento de dívidas fiscais os órgão superiores caminham para um entendimento de extinção das ações penais.
...