Uma síntese do filme que tem como enredo da estória um fato jurídico
Por: Veroneida Rodrigues • 16/4/2020 • Projeto de pesquisa • 2.253 Palavras (10 Páginas) • 187 Visualizações
UNIP INTERATIVA [pic 1]
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
[pic 2]
Olhos da Justiça.
Uma síntese do filme que tem como enredo da estória um fato jurídico.
Polo UNIP Quirinópolis - GO
2018
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia – Gestão Financeira
1° Semestre
Olhos da Justiça.
Uma síntese do filme que tem como enredo da estória um fato jurídico.
Aluno: Paula Simone Tolentino Andrade
Curso: Serviços Jurídicos, Notariais e Registros.
Semestre: 1º semestre
Matéria: Projeto Integrado Multidisciplinar IV
Data:19/11/2018
Polo UNIP Quirinópolis - GO
2018
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido de acordo com a proposta do Projeto Integrado Multidisciplinar, que tem como objetivo analisar a diferença entre a linguagem que utilizamos na vida cotidiana e a linguagem utilizada nos ambientes de trabalho de jurídico através do filme Olhos da Justiça.
Neste trabalho vamos ressaltar a Linguagem jurídica como instrumento fundamental para a compreensão dos textos jurídicos e para a comunicação entre os diferentes operadores que atuam nas profissões jurídicas.
Palavras chave: Justiça, Linguagem Jurídica.
ABSTRACT
This work was developed according to the proposal of the Integrated Multidisciplinary Project, which aims to analyze the difference between the language we use in everyday life and the language used in legal work environments through the film Eyes of Justice.
In this work we will highlight the legal language as a fundamental instrument for understanding legal texts and for communication between the different operators that work in the legal professions.
Keywords: Justice, Legal Language.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 5
1. INTRODUÇÃO 6
2. FICHA TÉCNICA DO FILME OLHOS DA JUSTIÇA 7
2.1 resumo do filme olhos da justiça 8
2.3 vale a pena assistir. 9
2.4 ASPECTOS DO FILME QUE TIVERAM RELAÇÃO COM O CONTEUDO ESTUDADO NAS DISCIPLINAS DE TEORIA GERAL DO DIREITO II, DIREITO CONSTITUCIONAL E LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO JURÍDICA............................................................................................................9
3. conclusão 10
3.1 reflexão sobre linguagem jurídica como instrumento fundamental para compreensão dos textos jurídicos 10
4. REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Diante do atual cenário e das constantes falhas da justiça que ocorreram nos últimos anos, optei pelo filme “Os olhos da justiça” para desenvolver esse trabalho. O titulo me chamou muita atenção e me prendeu imediatamente.
Crime, suspense e investigação deixaram a trama extremamente bem elaborada.
Dos gêneros drama, drama sobre crime e suspense o filme aborda vários temas ligados ao direito, tais como: se precede uma boa investigação, prestando atenção aos mínimos detalhes, que levam protagonistas a descobrir quem é o assassino através de uma foto de piquenique.
O mais importante do filme: aborda o conceito de justiça na versão mais pura do termo. A Justiça que sobrepõe à Lei que nada mais é que a Representação da Justiça.
2. FICHA TÉCNICA DO FILME OLHOS DA JUSTIÇA
Título no Brasil: Olhos da Justiça
Título original: Secret in Their Eyes
Gênero(s): Suspense, Drama, Drama sobre crimes, Dramas baseados em livros.
Duração: 111 min
Estreia no Brasil: 10 de Dezembro de 2015
Classificação indicativa: 12 - NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS.
Cenas e momentos: Tensos.
País: EUA
Idioma: Inglês (Cópias dubladas disponíveis)
Roteiristas: Billy Ray, Eduardo Sacheri e Juan José Campanella.
Elenco: Chiwetel Ejiofor, (indicado ao Oscar de melhor ator por 12 anos de Escravidão), Nicole Kidman (Oscar de melhor atriz por As Horas), Julia Roberts (Oscar de Melhor atriz por Erin Brockovich), Dean Norris, Alfred Molina, Joe Cole, Michael Kelly, Zoe Graham.
Diretor: Billy Ray
2.1 – RESUMO FILME OLHOS DA JUSTIÇA
O filme é conduzido em volta de uma jovem estuprada e assassinada, largada seminua em uma caçamba de lixo. O longa é um vai-e-vem de passado e presente, na volta ao tempo, mostra como tudo começou.
O assassinato acontece em um cenário de paranoia pós-atentados terroristas ao World Trade Center, que deixam todo o país em estado de alerta e reféns do constante medo. Logo após uma equipe de investigadores em busca de pistas em uma mesquista sobre uma possível célula terrorista são interrompidos pela noticia do estupro e assassinato de uma jovem.
Essa tragédia cai como uma bomba no grupo, ao descobrirem que a vitima é, nada mais, nada menos, que Carolyn, a filha de Jess, investigadora da promotoria.
O filme se inicia nos dias atuais com Ray Kasten, ex investigador de contra terrorismo do FBI, fazendo buscas de um rosto familiar em um arquivo virtual de criminosos, até que encontra o que seria o assassino da filha de sua amiga Jess, 13 anos depois, que estaria em liberdade condicional por ter cometido roubo a mão armada, não pelo assassinato de Carolyn.
Ray, tem um palpite ao observar a forma como um rapaz olha para Carolyn em uma foto tirada em um pequenique promovido pelo escritório para os investigadores e sua família, e fica extremamente intrigado por, aparentemente, nenhum de seus colegas saberem ou quererem informar quem era aquele individuo que estava tranquilamente misturado a eles na imagem.
...