Ética, moral e teoria dos círculos
Por: Adriana Nathalia • 24/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 972 Palavras (4 Páginas) • 353 Visualizações
- O que é ética?
A palavra “ética” vem do grego “ethos” que significa morada, habitat, refúgio. Mas para os filósofos, a palavra se refere a caráter, conduta, modo de ser.
Ética é um conjunto de informações extraídas da investigação do comportamento humano para que possam ser explicadas as regras morais de maneira racional e científica.
A ética faz um estudo e uma reflexão sobre a moral, ou seja, que reflete e questiona as regras morais.
- O que é moral?
A palavra “moral” tem origem latina, “Moralis”, que significa “relativo aos costumes”. A moral se refere às regras de conduta aplicadas e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando suas ações e julgamentos sobre o que é certo ou errado.
A moral é fruto do padrão cultural de cada sociedade, que coloca regras que são vistas como necessárias para a boa convivência entre os indivíduos.
Uma conduta moral é uma escolha a ser feita por cada um. Uma pessoa moral age de acordo com os costumes e valores de sua sociedade.
- Diferenças entre Ética e Moral
Na filosofia, a ética e a moral possuem significados diferentes. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano na sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções de cada sociedade.
Para Débora Silva (Site Estudo Prático, 2018), “A ética engloba determinados tipos de comportamento, sejam corretos ou incorretos. A moral estabelece regras que permitem determinar se o comportamento é correto ou não.”
Normalmente, a ética é consistente, mas pode sofrer mudanças caso as crenças de um indivíduo mudem ou dependente de cada situação. Já a moral é consistente dentro de um contexto, contudo, ela pode variar de acordo com a cultura de cada pessoa. Então, a ética é universal e permanente dentro de sua época, e a moral é cultural e temporal.
A moral é consistente dentro de um contexto, mas pode variar entre culturas ou épocas. Por exemplo, algo moralmente aceito hoje em dia, poderia ser considerado imoral no século XX. Já a ética estuda como cada indivíduo reflete sobre determinada moral, sendo possível que com o passar do tempo, haja uma modificação nas crenças e nos valores pessoais de um cidadão.
- Exemplos
- Quando um idoso pede ajuda para atravessar a rua ou para lhe ajudar com suas sacolas, temos a opção de não o ajudar. Pela ética, não temos a obrigação de ajudar uma pessoa em nenhuma situação. Entretanto, a moral pode permitir que haja uma reflexão da situação e nos faz querer oferecer a ajuda necessária.
- Roubar ou matar, são, por lei, atos que devem receber punição e pela ética seria uma atitude ilegal. Moralmente, não condizem com os bons valores e costumes da sociedade. Portanto, roubar e matar são considerados, tanto pela ética, quanto pela moral, atos que devem receber devidas punições.
- Furar fila em locais de atendimento público, como bancos, restaurantes etc. Pela ética, o correto seria esperar e respeitar a ordem. Contudo, esta ação não é algo que deva receber grandes punições, e se achar que é o correto a ser feito, uma pessoa pode cometer a ação, mesmo que moralmente não seja correto.
- Teoria dos Círculos
- Teoria dos círculos concêntricos
Iniciada pelo filósofo Jeremy Bentham, concebeu a relação entre o Direito e a Moral. Segundo sua teoria, o Direito (a ordem jurídica) estaria incluída no campo da Moral, e assim, o campo da moral é mais amplo que o do Direito.
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- Teoria dos círculos secantes
Segundo o jurista francês Claude Du Pasquier, o Direito e a Moral possuem uma zona comum, sobre o qual ambos possuem competência para atuar. Mas ao mesmo tempo, cada um tem sua parte independente, pois há assuntos que um não poderá interferir na esfera do outro.
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5.3 Teoria dos círculos independentes
Para Hans Kelsen, o Direito não possui relação com a Moral. A norma é o único elemento do Direito, que não depende de conteúdos morais. Para ele, os dois possuem campos independentes um do outro.
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