A ATIVIDADE REMOTA SEMANA V QUESTÕES PARA REVISÃO DO GITMAN
Por: ju.secchi • 31/3/2022 • Trabalho acadêmico • 864 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
SA071 – DECISÃO DE INVESTIMENTO
PROF. MARCOS WAGNER DA FONSECA
Aluna: Juliana Secchi – GRR20171099
ATIVIDADE REMOTA SEMANA V
QUESTÕES PARA REVISÃO DO GITMAN
7-1 Quais são as principais diferenças entre capital de terceiros (dívida) e capital próprio (patrimônio
líquido)?
O capital de terceiros não tem influência nas decisões tomadas pela administração na empresa, diferentemente do capital próprio. Outro ponto é com relação ao direito sobre resultados e ativos, nesse caso o capital de terceiros tem preferência em relação ao capital próprio (as dívidas sempre tem que ser pagas primeiro). O prazo de vencimento é determinado no caso do capital de terceiros, bem como o tratamento fiscal (há dedução de juros), situação contrária ao capital próprio onde não há prazo de vencimento e dedução de juros.
7-2 Que riscos os acionistas ordinários assumem enquanto os demais fornecedores de capital de longo prazo não assumem?
Eu diria que o direito sobre os resultados. No caso de uma eventual falência por exemplo o capital de terceiros será ‘devolvido’ ou ‘pago’ antes de todas as outras dívidas. E no caso da operação, os acionistas ordinários (donos da EMPRESA e não de suas dívidas) correm o risco de não ser atendido antes dos direitos de todos os credores.
7-3 Como uma oferta de direitos protege os acionistas de uma empresa contra a diluição de propriedade?
A oferta de direitos de preferência determina que os acionistas podem manter a proporção de participação no ativo da empresa quando novas ações são emitidas (esses acionistas podem comprar as novas ações em um valor abaixo ao de mercado.
7-13 Descreva os eventos que ocorrem em um mercado eficiente em reação a novas informações que façam com que o retorno esperado supere o retorno requerido. O que acontece com o valor de mercado?
O valor da ação está sujeito a relação entre compradores e vendedores e seu comportamento que define um valor de mercado (preço de equilíbrio) para cada título. Quando algum evento ocorre, seja no cenário político (macro) ou na estrutura da empresa, o valor da ação muda, pois a relação entre compradores e vendedores muda. A empresa pode estar superando as metas de lucro, o governo pode desburocratizar algumas práticas facilitando a implementação de mudanças positivas para determinado setor. No caso em que o retorno esperado supera o retorno requerido o valor de mercado sobe.
7-14 O que a hipótese de mercado eficiente (HME) nos diz sobre (a) os preços dos títulos, (b) como reagem a novas informações e (c) as oportunidades de lucro dos investidores? Como as finanças comportamentais contestam essa hipótese?
a) de acordo com essa hipótese o preço dos títulos está sempre em equilíbrio (entre o retorno esperado e o retorno requerido)
b) as ações sempre refletem integralmente todas as informações de domínio público em seu preço (sendo a respeito da empresa ou do cenário em que ela está inserida).
c) para obter lucro o investidor deve comprar o título em um valor abaixo do que planeja vender.
Portanto, as oportunidades de lucro de novos investidores estão no estudo do contexto macro e a previsibilidade das próximas mudanças.
7-15 Descreva, compare e contraste os seguintes modelos de avaliação de ações ordinárias por dividendos: (a) crescimento nulo, (b) crescimento constante e (c) crescimento variável.
a) este modelo supõe uma série de dividendos constantes, sem perspectiva de crescimento ano após ano.
...