A Analise de Mercado
Por: Camila Marinho • 24/9/2020 • Trabalho acadêmico • 513 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Leiam o texto em anexo e, com base nas discussões levantadas, faça uma análise das características da demanda e oferta de arroz no país ressaltando as características do produto e as possíveis elasticidade-preço da demanda e da oferta e elasticidade-renda da demanda. Avalie os possíveis movimentos em determinantes da oferta e demanda que indiquem aumento dos preços do arroz. Apresente a representação gráfica do mercado, os possíveis movimentos das curvas e seus pontos de equilíbrio.
Explique também como o aumento de preço do arroz pode ser decomposto, na visão do consumidor, em efeito substituição e efeito renda. Considere que os dois produtos na cesta são arroz e macarrão. Apresente a representação gráfica desses movimentos.
O arroz é um produto essencial na vida do brasileiro, ele está inserido na alimentação diária da população e dessa forma sua demanda é muito alta. Com a alta da demanda do exterior e do dólar, a exportação do arroz aumentou já que é mais rentável do que vender dentro do país e receber em real, desse modo, o produto ficou mais escasso no Brasil e com isso seu preço aumentou (lei da oferta e demanda, a oferta está menor e a demanda ainda existe então o preço sobe).
Analisando do ponto de vista da elasticidade-preço da demanda, que apresenta a elasticidade da quantidade procurada de um bem ou serviço, em relação às mudanças nos preços destes, o arroz é um produto que possui substitutos, como o macarrão, no entanto, por ser muito cultural o seu consumo, nem todos irão o substituir, assim, se o seu preço sobe, o impacto pela demanda não é tão grande, e sua curva é mais inelástica. No entanto, pensando sobre a pandemia que o mundo vive e principalmente no Brasil, o impacto foi muito grande na renda da população, em que muitos perderam os empregos, dessa forma, um aumento num produto tão essencial como o arroz causa grande impacto na sustentação das famílias, então possivelmente a solução de muitas famílias será a substituição por outros alimentos, assim, nesse momento, o aumento do preço do arroz vai gerar grande variação na demanda e essa curva vai ser mais elástica. Quando se fala na lei da oferta, afirma-se que quanto maior os preços, mais elevada a quantidade ofertada, contudo, do ponto de vista da elasticidade-preço da oferta, que mede quanto a quantidade ofertada de um bem responde a uma variação no seu preço, existem os determinantes para que isso ocorra, e no caso dos produtores de arroz, ele nao conseguem aumentar a produção mesmo com o aumento dos preços porque é necessário o tempo de cultivo deste alimento, tendo então um efeito de inelasticidade. Já analisando a elasticidade-renda da demanda, que é a medida do impacto decorrente de uma variação na renda sobre a demanda de um bem, no momento de pandemia, o arroz que é um bem normal e necessário é de renda inelástico, ele é demandado independente da variação da renda, mas com a queda dessa renda e a existência de outras opções, ele pode ser menos demandado do que em uma situação normal.
...