A Atividade Economia
Por: Noel Victor Fernandes • 17/10/2024 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 40 Visualizações
Atividade para Discussão III
Efeitos do Covid -19 sobre o Mercado de Trabalho
Alunos: Noel Victor e Thales Moreira
No Brasil, de acordo com o ministério da Saúde, até junho de 2023 a COVID-19 matou mais de 700 mil pessoas de um total de mais 37 milhões de pessoas infectadas. Pessoas com 60 anos ou mais representam 65,0% das mortes e os outros 35% foram pessoas com menos de 60 anos.
Considerando que as pessoas com menos de 60 anos estejam em idade de trabalho e que a pessoas com 60 anos ou mais sejam pessoas aposentadas, ou seja, estão fora do mercado de trabalho ( mas em função do estoque de conhecimento adquirido ao longo do ciclo de vida são considerados capital humano para o país).
- Mostre graficamente o efeito da COVID-19 sobre o mercado de trabalho, no caso das pessoas em idade de trabalho, mostrando o deslocamento da curva de oferta de trabalho e sua influência sobre o salário de equilíbrio.
- Mostre graficamente o efeito da COVID-19 sobre o mercado de trabalho, no caso das pessoas fora da idade de trabalho, destacando o deslocamento da curva de oferta de trabalho e sua influência sobre o salário de equilíbrio.
- Discorra sobre as consequências das mortes por COVID-19 para o desenvolvimento econômico do Brasil, diferenciando os efeitos no caso da morte de pessoas em idade de trabalho e no caso das mortes das pessoas idosas.
Respostas
a e b)
[pic 1]
Tomando como referência a curva da oferta de trabalho acima, e considerando a curva de demanda do trabalho como inalterada:
Quando há mortes de pessoas em idade de trabalho, a oferta de trabalho é diminuída, portanto a curva de oferta é deslocada para a esquerda. Isso faz com que os salários aumentem.
Já quando há mortes de pessoas fora da idade de trabalho, há desemprego gerado por enfraquecimento de setores da economia que geram bens e serviços para a população idosa. Portanto, a oferta de trabalho aumenta, deslocando a curva para a direita e resultando numa redução de salários.
c)
Sob a ótica da produção, a morte de pessoas em idade de trabalho gera impacto direto na força de trabalho do país, impactando negativamente a economia. Há uma redução na oferta de mão de obra que irá ocasionar:
- Queda na produtividade
- Dificuldade em preencher vagas, por conta da escassez de habilidades
- Aumento dos salários, pois a demanda por trabalhadores pode superar a oferta, podendo gerar inflação.
A morte de pessoas idosas representa:
- Perda de capital humano acumulado, conhecimentos que poderiam ser transmitidos às gerações mais jovens
- Alteração demográfica, reduzindo o número de aposentados e demandando ajustes nas políticas públicas, a fim de promover o envelhecimento saudável da população
- Impacto negativo na economia por conta da redução do poder de compra dos idosos em setores como saúde, lazer e turismo.
...